O Jornalismo com enfoque cultural

28 de novembro de 2013

Palestra Jornalismo Cultural

A formação em Jornalismo oferece ao profissional uma enorme gama de possibilidades de especialização; uma delas é o Jornalismo cultural, que engloba conteúdos e fatos relacionados à cultura local, nacional e internacional em suas diversas manifestações.

O Brasil, por ser um país com diversas iniciativas culturais, é um bom campo para profissionais desta área. Várias regiões têm diferentes aspectos e estilos relacionados a artes plásticas, teatro, cinema, música e folclore. São comuns também manifestações culturais o ano todo, como a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP) que reúne convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros), festivais musicais como Rock In Rio, Planeta Terra, Cultura Inglesa Festival entre outro, além  do tradicional carnaval; e o Festival Folclórico de Parintins.

Para redigir matérias deste setor, é necessário aprofundar o conhecimento e buscar viver experiências culturais buscando desenvolver opiniões e senso crítico.

Jornais tradicionais têm um caderno diário e páginas relacionadas à cultura, como é o caso do Jornal do Brasil (Caderno B), Folha de São Paulo (Folha Ilustrada), O Estado de São Paulo (Caderno 2) e O Globo (Segundo Caderno), além de jornais de distribuição gratuita, como o Metro e o Destak, e jornais de bairro.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook