A geração Y e suas carreiras mais promissoras na Comunicação

20 de dezembro de 2013

geracao-y

A geração Y, formada por jovens nascidos entre os anos 80 e meados dos anos 90, trouxe ao mundo novos modelos de trabalho. Vivendo em um período de constantes transformações tecnológicas, esse grupo tem uma enorme gama de novas oportunidades para desenvolver suas habilidades e contribuir com a sociedade.

Uma das profissões em grande ascensão atualmente é  o Gestor de Redes Sociais. O profissional segue uma estratégia pré-determinada, como em qualquer outra mídia, valendo-se de importantes conhecimentos de ferramentas e meios de potencializar a campanha online do cliente. Ele também é responsável por lidar com diversos públicos, gerenciar comunicados online, ouvir o cliente e monitorar uma marca. O grande diferencial das novas mídias é a capacidade de segmentação, o tempo diário de acesso do público e o crescente número de usuários – no Brasil, já são mais de 76 milhões de usuários do Facebook.

A área de Mobile Marketing está diretamente relacionada às novas mídias. Segundo dados da Nielsen, divulgados em junho de 2013, de cada dez celulares no Brasil, três são smartphones, com forte tendência de crescimento nos próximos períodos. Como o acesso é constante, as oportunidades de aproximação do público são enormes. São reunidas muitas informações sobre os usuários e o potencial de engajamento é maior.

Grandes empresas também se atentaram a uma área de destaque nos últimos anos, com grandes perspectivas de crescimento: a área de inovação. Com atribuições de pesquisa e desenvolvimento, o setor inovador de uma empresa procura antecipar-se às tendências e pensar a médio e longo prazo, valendo-se de novas ferramentas e de profissionais dinâmicos e criativos.

Para criar conteúdos online, é preciso dominar os conceitos, as técnicas e as tecnologias presentes no desenvolvimento de material na forma de textos, fotografias, desenhos, sons, vídeos e animações. Neste processo criativo de gestão de conteúdo deve se considerar ainda a experiência do usuário em relação ao produto e a interatividade presente nas redes sociais. Trata-se de uma área extremamente dinâmica em que estar atualizado, saber se expressar por múltiplas mídias e formas de linguagem e ser eficiente na comunicação com seu público são características fundamentais. Por isso, a graduação tecnológica de Produção Multimídia – Gestão de Conteúdos Multimídia e Mídias Sociais – da FAPCOM possui um caráter predominantemente prático, incentivando e valorizando a realização de atividades e projetos que atendam às demandas do mercado de trabalho.

A FAPCOM oferece diversos cursos com a dinâmica necessária para ingressar em novos mercados! Conheça todos eles e inscreva-se para o Vestibular 2014.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook