Dicas para um bom currículo profissional

21 de outubro de 2013

Curriculum

O currículo contém as informações importantes sobre o perfil e experiência profissional de um profissional. É por meio dele que se estabelece o primeiro contato com o recrutador, por isso, o currículo funciona como um passaporte para as oportunidades, e deve ser elaborado com atenção e cuidado.

Um bom currículo deve ter evidenciadas as conquistas e habilidades do candidato. Formação e experiências profissionais recebem destaque, com informações precisas e sucintas – no caso de cursar faculdade, por exemplo, não é necessário inserir também o colégio onde estudou nos ensinos Fundamental/Médio.

Se ainda não tem experiência profissional – comum com estudantes universitários -, não se preocupe. Nesse caso, uma dica é destacar as habilidades e como elas podem colaborar para um bom trabalho. É válido, inclusive, alterar a ordem dos itens, trazendo para cima os que possuem maior relevância.

O objetivo deve mostrar que o profissional sabe o que quer. Mencionar vários objetivos ou deixar o campo vazio, visando “aproveitar” o máximo de oportunidades dentro de uma empresa, são, normalmente, vistos de forma negativa pelo entrevistador. O correto, no caso, é enviar o documento para a área específica da vaga desejada.

Trabalhos voluntários, cursos e outras atividades extracurriculares também contribuem, mas lembre-se de que é importante selecionar o que realmente é interessante e essencial inserir no currículo, sempre de acordo com a vaga desejada. O tamanho recomendável é de, no máximo, duas páginas.

O Blog da FAPCOM selecionou uma lista de sugestões de modelos e dicas para elaborar um currículo.

Carreiras.Empregos

Catho

Exame

G1

Hays

Meu Curriculo

TechTudo:

Universia

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook