Como ter mais certeza na escolha da sua profissão?

17 de dezembro de 2013

empregos

Aproxima-se o final do ano. Esse período costuma ser de decisões para estudantes que concluem o terceiro ano do ensino médio e vão ingressar em um curso superior, ou para os que querem assumir uma profissão com base em uma graduação. Acontece que muitos estudantes e outros interessados ainda não escolheram qual profissão seguir. As dúvidas giram em torno da área de atuação; da relação investimento-retorno financeiro; das oportunidades de emprego; das necessidades do mercado de trabalho; tempo dedicado ao ofício; condições necessárias para o exercício da atividade, entre outras.

É importante observar, desde os estudos fundamentais, a predisposição e gosto por algumas disciplinas estudadas. Afinal, pode ser mais difícil a um estudante que tem menor gosto por matérias como Matemática, Física, Geometria e Cálculo, fazer um curso como Engenharia Civil, por exemplo. Outra opção que pode auxiliar no discernimento da carreira é conversar com profissionais que atuam na área de interesse do aluno. Este profissional poderá fornecer uma visão sobre o dia a dia da atividade, as características básicas que devem acompanhar o candidato na área específica de atuação, e os desafios cotidianos do trabalho.

Testes vocacionais também podem ser uma alternativa, desde que levados a sério, e haja consciência das inclinações profissionais expressas pelo estudante. Sites como o “Guia do Estudante” oferecem testes que ajudam o formando a descobrir a profissão que mais se ajusta às suas tendências e aspirações. Na página de testes vocacionais do “Guia do Estudante” é possível encontrar opções que vão desde esclarecimentos de dúvidas entre profissões de áreas singulares, a testes para quem não faz ideia do caminho mais acertado de escolha da carreira.

Vale ressaltar que quanto mais se tem interesse pelo desenvolvimento de uma atividade específica, mais são as chances de a pessoa se realizar no exercício de sua profissão e de desempenhá-la com êxito.

Acesse o site da FAPCOM, veja os cursos oferecidos e faça sua inscrição para o Vestibular 2014.

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook