Bancos de imagens: uma oportunidade de trabalho para os fotógrafos

7 de março de 2014

foto-blog

A Fotografia é uma profissão que tem como característica a diversidade de oportunidades de trabalho. Em tempos onde uma boa imagem faz diferença na Comunicação, seja em campanhas publicitárias, ou em um artigo para jornal, revistas, e para a web , registrar o trabalho em bancos de imagens pode ser um dos caminhos para obter retorno profissional e financeiro.

A história de um dos bancos de imagens mais conhecidos atualmente, o Shutterstock, é um estímulo aos profissionais de Fotografia em tempos de novas mídias e tecnologias. O empresário americano Jon Oringer, percebendo a necessidade e demanda de desenvolvedores em encontrar imagens para criar sites de empresas e blogs, ao mesmo tempo em que as máquinas analógicas entravam em declínio, decidiu sair pelas ruas de Nova Iorque e fazer fotos com sua câmera digital.

Após seis meses, Jon produziu 100 mil fotos. Cerca de 30% deste material foi inserido em um site, que propunha uma assinatura mensal para que qualquer pessoa pudesse ter acesso ao material. Logo, ele abriu a oportunidade para que outros fotógrafos também fizessem parte do acervo, e ao longo dos anos o Shutterstock se desenvolveu, dispondo, atualmente, de cerca de 18 milhões de fotografias, com a participação de 40 mil fotógrafos, designers e ilustradores.

Os demais bancos de imagens seguem o mesmo método e procuram oferecer a oportunidade para os fotógrafos disponibilizarem seu trabalho de forma rentável. Os preços, é claro, podem variar de acordo com a qualidade da foto ou a experiência do profissional, mas o fato de poder comercializar a mesma foto para diferentes usuários potencializa os ganhos e permite que o trabalho seja admirado e conhecido em diversos lugares do mundo.

Conheça alguns dos principais bancos de imagens:

Bigstock

Corbis Images 

Crestock 

DepositPhotos

Getty Images 

Photocase

Pixmac 

Shutterstock

Stockfresh 

Thinkstock

Istockphotos

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook