O relacionamento de uma organização – seja ela uma empresa ou um órgão público, por exemplo – com os veículos de comunicação necessita de cuidados específicos. É neste contexto que se inserem as assessorias de imprensa, ferramentas de Marketing desenvolvidas com o objetivo de promover a gestão destes relacionamentos.
Dentre as funções do assessor está o atendimento à imprensa, a elaboração de estratégias de divulgação, a concepção de mapas de mídia e de mailing de jornalistas, o estudo dos veículos, e a redação de notas, textos e artigos embasados, o gerenciamento de crises, além da compreensão do interesse público para o desenvolvimento de uma relação de confiança.
Uma das principais tarefas desenvolvidas em assessorias de empresa são os Comunicados de imprensa, chamados press releases. Eles consistem na divulgação de textos informativos que expõe algum fato sobre o assessorado, seja ele o lançamento de um novo produto, uma posição oficial, um esclarecimento ou resposta à mídia. Os releases, em geral, são preparados para servir de pauta para novas matérias de imprensa.
Os benefícios que uma organização alcança quando é bem assessorada passa pela grande visibilidade e credibilidade com a imprensa, o fortalecimento de marca através do aumento da reputação, a difusão de informações positivas, o auxílio direto e indireto nas ações de venda e também a maior facilidade em encontrá-la nos mecanismos de busca na Internet.
Profissionais que são bem relacionados com a área da redação são os mais recomendados para assessorias de imprensa. Na Comunicação, jornalistas, publicitários profissionais de Relações Públicas podem atuar dentro de suas especificidades em uma empresa.
Quer trabalhar com assessoria de imprensa? Conheça os cursos da FAPCOM, que habilitam estudantes para exercer a profissão. Faça sua inscrição para o Vestibular 2014: http://www.fapcom.edu.br/vestibular.