Cabelegria, alegria para as crianças com câncer

19 de junho de 2015

Por Daniela Guimarães


Para muitas pessoas, cortar o cabelo é uma decisão difícil de tomar. Mesmo sabendo que ele vai crescer em alguns meses, é normal ter aquele medo de que o cabeleireiro corte demais, ou de que não fique bom. Talvez simplesmente pelo apego aos fios, algumas pessoas preferem passar longe da tesoura e evitar um futuro drama. Mas você já parou para pensar em como deve ser muito mais difícil perder todo o seu cabelo de uma vez só, contra a sua vontade? Parece assustador só de imaginar, não é? Essa, infelizmente, é a realidade de milhares de pessoas que fazem tratamento contra o câncer.

Em outubro de 2013, duas amigas se sensibilizaram com a causa e decidiram organizar um evento para doação de cabelos na Santa Casa de São Paulo. Para a surpresa de Mylene Duarte e Mariana Robrahn, dentro de poucos dias, quase 2.000 pessoas confirmaram presença. Foi aí que surgiu a ONG Cabelegria, que com pouco menos de um ano de atividade já recebeu cerca de 7.500 doações de cabelo, tanto do Brasil, como do exterior.

19-06 (2)

A ONG trabalha em parceria com uma empresa chamada Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as perucas com os cabelos doados, gratuitamente. Depois de confeccionadas, as perucas são distribuídas para crianças que fazem tratamento contra o câncer e, consequentemente, perderam seus cabelos.

Para confeccionar cada peruca são necessários cerca de 200 gramas de cabelo, o que exige muitas doações, já que os cabelos precisam ser semelhantes para ficar na mesma peruca.

Confira abaixo os procedimentos para doação:

19-06 (1)

Após o corte, a doação pode ser enviada em caixa ou envelope, porém, é necessário que esteja em um saco plástico, e o cabelo também precisa estar seco. A ONG não cobre as despesas com Correios, por isso, caso prefira, é possível deixar a doação na portaria do prédio onde a ONG se localiza.

O endereço para envio, ou para entregar a doação é:

A/C Cabelegria
Avenida Parada Pinto, 3420, Bl. 06, Ap. 33
Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo – SP
02611-001

A Cabelegria também aceita doações em dinheiro, que ajudam na aquisição e confecção de perucas. Os dados bancários seguem abaixo:

Banco Itau
Associação Cabelegria de Auxilio a Pessoa com câncer
Ag. 0445
Conta Corrente: 39813-4
CNPJ: 20.000.573/0001-22

No Facebook da ONG você pode conferir depoimentos de mulheres e homens que tiveram o cabelo comprido por muito tempo e decidiram desapegar do próprio cabelo para ajudar o próximo. Depoimentos de quem recebeu as perucas também podem ser visualizados nos comentários da página.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook