Brasileira cria stratup de moda que identifica peças de roupa através de imagens

15 de Maio de 2014

asap-blog

 

Aplicativos de moda e comportamento são alguns dos preferidos das mulheres que fazem o uso de smartphones. Daniela Cecílio, brasileira que vive em Londres, pensou nisso para criar uma startup do segmento que reúne um banco de dados capaz de identificar a qual grife ou marca pertence uma peça que tenha agradado nas ruas, revistas, web ou televisão.

A ideia surgiu em um fato cotidiano da vida de Daniela: ela queria comprar um par de óculos vintage, e tentou descrevê-los ao marido. No entanto, não obteve sucesso, e para piorar, não tinha nenhuma imagem que o demonstrasse. Ela enxergou nisso oportunidade de desenvolver algo que não existia para o segmento, e criou o ASAP54.

A origem do nome vem do termo em inglês “as soon as possible”, que significa “o mais rápido possível”. Sua dinâmica funciona da seguinte maneira: ao identificar um item que gostaria de saber mais detalhes, é necessário tirar uma foto ou fazer um upload de imagem. Assim, o aplicativo faz uma busca em seu banco de dados, considerando alguns fatores como design, estampas e tecidos.

Após a busca, o ASAP54 traz sugestões de quais peças ele imagina ser, ou então apresenta itens similares. Se os resultados ainda não forem satisfatórios, o usuário pode entrar em contato com personal stylists da empresa.

O aplicativo traz um formato de rede social. Nele, é possível encontrar usuários para inspirar-se, ver o que as pessoas estão encontrando e ter dicas de novos looks. Além disso, todos os produtos listados trazem informações de compra, como onde encontrar e inclusive links para shopping online. Para dar vida ao seu sonho, Daniela recorreu à investidores e parceiros, arrecadando cerca de 3 milhões de reais.

As grandes ideias estão no nosso dia-a-dia, e muitos aplicativos têm como missão complementar o cotidiano com informações importantes na palma da mão. Um plano de startup bem executado, com objetivos bem definidos, pode trazer uma ótima oportunidade de negócios.

Para fazer o download grátis do ASAP54 para iOS, clique aqui.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook