Bate-papo com alunos de Filosofia resulta em regional da APROFFESP estabelecida na FAPCOM

4 de setembro de 2015

Por Elvis Presley Ramos, aluno de Filosofia


No primeiro dia do VIII Simpósio de Comunicação da FAPCOM, nós, estudantes de Filosofia, tivemos a oportunidade de participar de um bate-papo com os professores Francisco Gretter e Hugo Allan Matos – ambos atuantes na rede pública e particular do Estado de São Paulo – sobre as perspectivas e realidade da profissão de professor de Filosofia no Estado de São Paulo.

Durante o bate-papo, os professores, como representantes e associados da APROFFESP, nos fizeram o convite para estabelecermos na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação uma sede regional da Associação.

DSC_0066

Mas o que é a APROFFESP?

APROFFESP é a associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, tem por parâmetro fundamental a tarefa de promover o ensino da disciplina nas escolas, defender os interesses dos professores de Filosofia e organizá-los em todo o estado.

Como a associação promove o ensino da disciplina nas escolas?

Colaborando com a acolhida dos professores no seu novo local de trabalho; colaborando na elaboração de plano pedagógico adequado a realidade escolar; e, colaborando na construção coletiva e dinâmica de novos métodos e proposta de ensino, adequadas à atualidade e em coerência com a matriz teórica e curricular atual.

Qual a intenção dessa promoção?

Colaborar para o discernimento e leitura crítica do mundo e de seus meios de comunicação, e para a autonomia e protagonismo infanto-juvenil e social.

Durante o bate-papo, também foi ressaltada a importância do conhecimento para o progresso da sociedade brasileira, e o quanto é necessário que nós, futuros filósofos e professores de filosofia, devemos ter uma postura atuante e engajada na Educação, na Cultura e nas Mídias. Aliás, antes de tudo, “A Educação é um ato político” (Paulo Freire).

Com o encerramento do bate-papo, foi constatada plena adesão dos estudantes presentes ao convite de estabelecer uma regional da APROFFESP na FAPCOM.

Saiba mais: Filosofar na escola pública: uma corrida cheia de obstáculos.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook