Backup Memory e Memory Recaller, uma ajuda para quem tem Alzheimer

5 de junho de 2015

Por Yasmim Aguiar


A Samsung criou dois aplicativos que tem como objetivo ajudar pessoas com Alzheimer. Para quem não sabe, Alzheimer é uma doença progressiva e que com o tempo o paciente tem perda de memória, fica confuso e desorientado. Quem quiser entender melhor sobre a doença, sem ter que ler aqueles sites médicos chatos, pode assistir ao filme “Para Sempre Alice”, que conta a história da Dra. Alice Howland (Julianne Moore), uma renomada professora de linguística, que aos poucos começa a se esquecer de palavras, se perder pelas ruas de Manhattan, até ser diagnosticada com Alzheimer. Daí em diante o filme narra como é a vida de quem tem essa doença, as dificuldades e suas superações.

Mas, voltando a falar da Samsung, o primeiro aplicativo lançado foi “Backup Memory”, que funciona como uma terapia alternativa para exercitar a memória do paciente. Nele, o paciente e seus familiares e amigos criam perfis que estão interligados, então assim que um usuário do aplicativo chega perto da pessoa com Alzheimer, o paciente recebe uma notificação com informações que o ajudem a reconhecer o outro, funciona como se fosse uma “memória extra”.


O segundo aplicativo lançado recentemente é o “Memory Recaller”, esse funciona um pouco diferente do primeiro, porém ambos têm a mesma premissa: o app detecta em frente ao paciente por meio do reconhecimento facial e da câmera do smartphone e, em seguida, é informado o grau de relacionamento entre a pessoa e o paciente, e o nome desta pessoa. Para garantir que irá funcionar eficientemente, o usuário deve conectar o fone de ouvido no smartphone e deixá-lo no bolso frontal da camisa, sem que nada bloqueie a câmera do aparelho.

Talvez, ainda não seja uma solução, mas, sem dúvidas, é uma ajuda para facilitar a vida de quem possui Alzheimer.
Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook