Assessoria de Imprensa é um termo muito conhecido, seja nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade, nos noticiários ou revistas. Já Assessoria de Comunicação não ouvimos com tanta frequência, mas quando paramos para pensar, surgem algumas perguntas que podem deixar esses conceitos um tanto quanto embaralhados.
Ambas as áreas fazem parte da Comunicação Organizacional e se preocupam em transmitir informações. Entretanto, podemos dizer que uma das primeiras diferenças entre elas diz respeito a quem os profissionais de comunicação irão se relacionar diretamente.
Enquanto o Assessor de Imprensa fará uso do seu relacionamento com os jornalistas, por meio de press releases, com o objetivo de comunicar para os seus públicos de interesse, o Assessor de Comunicação pensará mais amplamente em maneiras de chegar nesses mesmos públicos através de diversos mecanismos diferenciados, como propagandas, ações de comunicação institucional, anúncios e, inclusive, os press releases.
Predominantemente, a área de Assessoria de Imprensa é composta por jornalistas. Mas, nos últimos anos é possível ver que essa configuração tem se diversificado e outras áreas de Comunicação Social, como Relações Públicas e Marketing, são vistas mais frequentemente nessa função. O mesmo se diz para a Assessoria de Comunicação . Por ser bastante abrangente, aceita profissionais de diversas áreas, inclusive Psicologia e Engenharia.
O fato é que uma boa comunicação é feita de forma integrada, Jornalistas, Administradores, Relações Públicas, Marketing e Publicitários, cada um trazendo novidades e visões diferentes para solucionar problemas e comunicar melhor.