Animação dá lição sobre a vida

30 de agosto de 2016

Larissa Costa


Será que existe um plano certo para fazer as coisas darem certo? Será que planejar meticulosamente seu futuro, significa realizá-lo?

d1

Em 2014, foi lançado o curta-metragem “Dechen”, sobre um jovem monge budista tibetano em treinamento. Dechen (protagonista) é apaixonado por flores e jardinagem. Um dia, ao se deparar com uma bela for em meio a uma tempestade, toma a flor em suas mãos e a leva para o templo, com intenção de cuidar dela, protegê-la. Contudo, em pouco tempo ela começa a murchar e perder as pétalas.

O pequeno monge não compreende o que acontece, uma vez que se dedicou tanto por aquela florzinha. Ele fica muito chateado, e por isso seu monge-mestre, Angmo, intervém, demonstrando ao pequeno que não é daquela forma (controladora) que se cuida de algo. Então Dechen compreende, leva a flor de volta ao seu lugar e ela volta à vida.

d3

A animação foi criada por Kaukab Basheer. Ele iniciou a história em rascunhos de papel, para refletir sobre uma experiência que teve. O curta, inclusive, foi feito a partir desses desenhos. Assim como Kaukab, nós também podemos tirar muitas lições dessa animação. Afinal, é bom e necessário fazer planos, criar estratégias para alcançar nossos objetivos, mas não podemos esperar que todos os planos funcionem, ou que tudo o que desejamos aconteça da forma que esperamos.

A vida sempre nos surpreende, e a melhor maneira de lidar com isso, é deixá-la seguir seu curso natural, sem interferências bruscas, certo?! Agora que você conhece um pouco dessa história, veja abaixo o curta completo e nos diga o que ele ensina ou lembra a você. 😉

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook