Amazon no Brasil: ameaça ou oportunidade?

6 de setembro de 2014

 

amazon-logo - Copia

A Amazon tem conquistado diferentes mercados pelo mundo e travado verdadeiras batalhas com editoras locais. Para quem não conhece, a Amazon é um grande site de comércio eletrônico, que começou trabalhando exclusivamente com livros e cresceram com os anos, a ponto de conseguir vender todo o tipo de coisa pela Internet, desde livros, até mesmo coisas como essas.

O debate em questão, entretanto, é de como a Amazon vai se posicionar no mercado brasileiro – a empresa costuma abaixar os seus preços ao extremo, ignorando até o lucro, quando ela entra em outro território. Essa ação visa atacar e tomar espaço dos concorrentes. A estratégia agressiva de posicionamento por preço assusta boa parte das editoras nacionais, como a declaração que a Associação Nacional de Livrarias (ANL) fez para a Folha deixa transparecer: “Não somos contra a Amazon vir para cá. Somos contra a canibalização que a Amazon faz com mercados sem regulamentação”.

Uma abordagem que o mercado brasileiro pode ter é mudar o posicionamento de seus produtos e investirem em áreas pouco exploradas no mercado editorial, como design e transmídia, formatos criativos e que fazem o leitor sair do livro e interagir com o conteúdo em outras plataformas, como a internet.

E o que você acha de tudo isso? Não esqueça de deixar seu comentário!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook