Arte nos hospitais: alegria para crianças

19 de Fevereiro de 2015

Por Juliana Oliveira


hospital21

Imagine viver a infância dentro de um quarto de hospital? Começar um tratamento médico não é coisa fácil, e muitas pessoas que precisam submeter-se a isso necessitam de muita motivação e apoio incondicional dos familiares e amigos.

Os hospitais, em sua maioria, possuem paredes com cores claras e cadeiras padronizadas, sem muita diferença de um andar para outro. Pensando em uma forma de colorir e trazer um pouco de felicidade aos hospitais infantis, a Vital Arts, uma organização britânica, fez uma ação com cerca de 15 artistas para dar cor às paredes do London Royal Children’s Hospital, tornando o lugar mais aconchegante, onde diversas crianças passam a maior parte de suas vidas.

Tratando-se de um ambiente hospitalar, o projeto teve suas limitações, já que o ambiente deve ser de fácil higienização para evitar qualquer contaminação. Mesmo assim, os artistas conseguiram construir cenários divertidos, usando cerâmicas e madeiras, em diversos ambientes dentro do hospital.

Existem, ainda, outras iniciativas que buscam amenizar o sofrimento e as consequências de um tratamento, como os Doutores da Alegria e os Super-heróis que limpam vidros, todas com um só objetivo: trazer alegria para àqueles que mais precisam dela.

hospital9

hospital53

 

Todas as fotos © Vital Arts

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook