Reflexos sociais positivos é tema de visita monitorada

19 de abril de 2018

por Fernanda Budag


Na noite do dia 12 de abril os alunos do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM tiveram a oportunidade de visitar o Civi-co, um empreendimento que se situa no setor que vem sendo chamado de negócios sociais. Ou seja, negócios que, em sua base de atuação, vendem produtos/serviços como outros negócios tradicionais, mas, adicionalmente, visam, sobretudo, um impacto social positivo.

Particularmente, o Civi-co seria uma comunidade de empreendedores sociais, pois funciona como uma espécie de espaço de co-working que reúne em um mesmo ambiente residentes que, cada um com sua frente de trabalho, empreendem socialmente.

Recente, o Civi-co iniciou suas atividades em novembro de 2017 num local que é considerado um grande polo de impacto social na América Latina, o bairro de Pinheiros, na capital paulista – próximo ao metrô Fradique Coutinho.

Recebidos por Vitor Belota, Gerente de Comunidade do Civi-co, os alunos tiveram um momento de conversa para entender efetivamente a prática dessa iniciativa e, em seguida, puderam visitar as instalações do espaço, que conta com: recepção; um café (preocupado em servir alimentos orgânicos e funcionais); auditório (que abriga eventos e workshops, por exemplo, sobre soft skills, uma preocupação que atravessa toda a proposta de valor do Civi-co); vestuário (especialmente pensado para quem chega ao local de bicicleta); os andares de trabalho dos residentes; e o rooftop, um ambiente de convivência inspirador para residentes ou locatários pontuais.

Num país como o Brasil, com tantos problemas sociais, estas são oportunidades de atuação desses negócios, os quais, numa visão mais complexa, pode-se dizer que trabalham na esfera da produção, sim, mas amarrando a esfera do consumo de forma mais construtiva. Uma visão, portanto, mais contemporânea, alinhada com as demandas atuais e sobre as quais a disciplina de Ambientes e experiências de consumo, do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, procura sensibilizar.


Serviço:

Disciplina: Ambientes e Experiências de Consumo

Curso: Publicidade e Propaganda – 8o semestre

Professora: Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag

Coordenação: Prof. Ms. Vanderlei Postigo

Civi-co: Rua Dr. Virgílio de Carvalho, 445, Pinheiros

Site: civi-co.net

Twitter
Instagram
Facebook