A famosa Sereia do Starbucks

2 de setembro de 2015

Por Daniela Guimarães

Com o mundo inteiro na palma das mãos, devido ao fácil acesso à internet, não é difícil que culturas já existentes se propaguem ou que novas culturas se formem. O simples logo de uma marca pode adquirir características semióticas ou virar ícone de uma era, grupo, ou estilo de vida. E, foi isso o que aconteceu com a Sereia da cafeteria Starbucks.

Para entender um pouco mais sobre o logo da marca, temos que viajar pela história da criação da cafeteria. Segundo o blog oficial da Starbucks, após escolher o nome, inspirado no personagem Starbuck do livro Moby Dick, os criadores da marca buscavam uma forma de captar a história marítima dos cafés e portos marítimos de Seattle, cidade sede da empresa. Pesquisando um pouco sobre a vida marítima, encontraram uma xilogravura Norueguesa do século XVI de uma sereia com duas caudas.

“O mistério sedutor da Sereia misturado com o tema náutico era exatamente o que os fundadores estavam procurando. Ao longo dos 40 anos de empresa, pequenas modificações no logo foram realizadas para manter a evolução da marca, sem nunca perder o ponto de vista da empresa, mas sempre mantendo a Sereia lá, ela está no coração da Starbucks. Ela é uma contadora de histórias que carrega a tradição da Starbucks, o acolhimento, as experiências, sempre lembrando do passado. É uma musa que inspira e empurra a marca para a frente. Ela tornou-se algo tão forte para a marca, que em sua nova atualização de logo, a sereia foi liberada do anel externo que continha o nome da marca, tornando-a a verdadeira face de boas-vindas da Starbucks, sendo um sinal do melhor café do mundo”, trecho retirado do blog oficial da Starbucks.

starbucks 4

Isolado, o logo já é um símbolo moderno que carrega tradição. Divertidamente, alguns ilustradores estão criando suas obras com base na Sereia da marca. O Mexicano Abe “Fox” Green criou uma série chamada “A Vida Secreta da Sereia do Starbucks” em que ela ganha continuações inusitadas de seu corpo.

starbucks 2

starbucks 3

starbucks 8

E até uma página no Tumblr foi criada, e as SleeveBucks do copo viram base para desenhos, transformando a Sereia em vários personagens da cultura POP.

starbucks 5

starbucks 1

starbucks 6

starbucks 7

Para conferir mais ilustrações da série “A vida secreta da Sereia do Starbucks” clique aqui.

Para conferir o Tumblr SleeveBucks, acesse esse link.

Leia artigo do blog do Instagram sobre a escolha do logo.