As 5 grandes tendências da tecnologia da comunicação

28 de junho de 2014

stockvault-laptop-work113048 - blog

Hoje em dia, cada vez mais se comenta sobre o aumento no número de smartphones, o número de pessoas conectadas, o número de usuários de Facebook e de Instagram, número de isso e aquilo. Mas, indo além dos números, são pessoas que estão vivendo essa realidade tecnológica. E o que essas pessoas pensam sobre isso? O que elas esperam e desejam para o futuro? Hoje, o Blog da FAPCOM traz 5 das principais tendências tecnológicas para o futuro.

1 – TRANSMÍDIA – Você já assistiu um comercial na televisão que te conduzia a acessar o site para mais informações? Ou já viu um outdoor com um QR (Quick Response) Code que, quando você tira uma foto com o smartphone, aparece um site em sua tela? Pois é, isso tudo é Transmídia. É a conexão entre os diferentes formatos de mídia, que torna toda a comunicação muito mais inteligente e dinâmica. A tendência é que a comunicação fique cada vez mais interativa, envolvente, menos fria e direta.

2 – IMMERSIVE GAMING – Você já deve ter ouvido falar do sucesso do jogo GTA V, mesmo sem ser uma pessoa que não jogue videogames. Em apenas três dias de vendas, o jogo atingiu a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados. Com tanto dinheiro assim, não dá para ignorar uma indústria tão grande e de crescimento tão rápido quanto essa. Outra tendência para o futuro é que os jogos se tornem cada vez mais envolventes e imersivos, fazendo com que nós estejamos não somente mental, mas também fisicamente dentro do jogo. A exemplo disso, temos a tecnologia do Oculus Rift, recentemente comprada pelo Facebook.

3 – GAMEFICATION – Você já deve ter percebido que o mundo está ficando mais e mais competitivo. As competições estão mais inteligentes e complexas, o avanço da indústria dos games e as pesquisas acadêmicas na área, o mercado como um todo está seguindo a tendência de “gameficar” (que é transformar tudo em um jogo), com base em sistemas já existentes há algum tempo. Premiar bons desempenhos, como a mecânica de “experiência” dos jogos de RPG ou recompensar por “missões completadas”, por exemplo. Até um professor americano decidiu inovar, colocando nomes de elementos dos jogos em suas aulas.

4 – SOCIAL INNOVATION – Você se lembra da Revolução Egípcia em 2011? Ela só foi possível devido à Internet e às redes sociais, que permitiu organizar os eventos e transmitir as ideias da revolução com outras pessoas muito mais facilmente, com custo baixo. Isso é a Social Innovation, ou Inovação Social, a facilidade da comunicação.

5 – IS THERE AN APP FOR THAT? – “Existe algum app que faça isso?” é a pergunta dessa tendência, que se dá pelo crescimento gigantesco do número de tablets e smartphones nos últimos anos, onde um celular deixou de ser sinônimo de chamadas e envio de torpedo para ter incorporadas ao mesmo aparelho algumas coisas como câmera fotográfica, calculadora, lanterna, GPS, etc., ficando mais presentes em nossas vidas.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook