5 filmes para quem ama filosofia

22 de novembro de 2016

Beatriz Ferraz


Você é daqueles que adoram pensar sobre a vida, sobre a existência humana e relações interpessoais? Então esse post é para você: um TOP5 com filmes para quem ama filosofia

Matrix – (Andy Wachowski e Lana Wachowski, 1999)

tumblr_mvdp93yy2c1s39hlao1_500

Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos contra a sua vontade. Ele descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

Nina –  (Heitor Dhalia, 2004)

nina29

O filme narra a história de Nina (Guta Stresser), uma jovem pobre que procura um meio de sobreviver em meio a uma sociedade desumana. Ela morava num quarto alugado por Eulália (Myriam Muniz), senhora que torna a vida de Nina um inferno.

Em meio aos desenhos que faz por toda a parte, e vivendo a agitada cena eletrônica de São Paulo, Nina mergulha em seu inconsciente até acabar envolvida em um crime.

Dogville – (Lars Von Trier, 2003)

tumblr_lru4soqbio1r3vmwpo1_500

Dogville é um vilarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman) aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes”, Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo. O que ninguém imagina é que Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

Waking Life – (Richard Linklater, 2001)

giphy-facebook_s

Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.

Quero Ser John Malkovich –  (Spike Jonze, 1999)

beign

Um homem consegue emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta que leva as pessoas até a mente do ator John Malkovich, onde podem permanecer durante 15 minutos. Impressionado com a descoberta, resolve alugar a passagem para outras pessoas, dentre elas o próprio John Malkovich.

E aí, vai começar por qual?

Saiba mais sobre o nosso curso de Filosofia.

Inscreva-se no #VESTIBULARFAPCOM.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook