Serviços

Serviços prestados


– Atendimento ao usuário;
– Cadastro de usuários;
– Empréstimos, renovações, reservas e devoluções de materiais;
– Treinamento na utilização dos recursos informacionais;
– Apoio aos estudos diversos.

Serviços on-line

– Acesso ao catálogo de obras;
– Consultas, renovações, sugestões e reservas de materiais;
– Referência bibliográfica de obras;
– Acesso às mídias digitais, Biblioteca digital de produção docente e discente, periódicos
eletrônicos e bibliografias dos cursos por disciplina;
– Histórico de circulações;
– Mensagens de alerta para devoluções, atrasos e reservas liberadas.

 

  Regulamento Interno | Biblioteca
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Missão


Atender a comunidade acadêmica interna e externa e suprir suas necessidades informacionais, apoiando o estudo e o ensino por meio da prestação de serviços de qualidade.

Objetivo


Em consonância com a missão institucional e em sintonia com o demais setores, ser referência na gestão e disseminação da informação, desempenhando trabalho em equipe e visando excelência no atendimento, com ética e respeito ao usuário.

Cadastro


O usuário da biblioteca deverá efetuar e habilitar seu cadastro para que possa usufruir dos serviços on-line. Corpo docente e colaboradores devem se apresentar pessoalmente, alunos regularmente matriculados deverão apresentar-se com o número de RA. Alunos egressos poderão manter o cadastro mediante apresentação de documento de identificação, conta de telefone atualizada, atualização semestral dos dados e confirmação cadastral via email.
Pesquisadores e alunos de outras instituições de ensino superior, deverão apresentar RG, documento estudantil atualizado, conta de telefone recente e confirmação de cadastro via email ou através de solicitação formal entre bibliotecas.
Ao efetuar seu cadastro solicite seu login e senha para a atendente para que possa utilizar os serviços on-line. O aluno pode realizar alteração de sua senha após a primeira ativação do cadastro.

Horário


A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 21h40 e aos sábados das 9h00 às 12h40. Nos meses de julho e janeiro (Férias) a Biblioteca funcionará em horário diferenciado.

Pesquisa


A Biblioteca oferece aos usuários, salas de estudo individual e em grupos, amplo acervo, terminais de computadores exclusivos para pesquisa do acervo e leitura de mídias digitais.

Acervo


A Biblioteca possui amplo acervo de livros, periódicos, obras de referência, e outros.

Consultas


O acervo poderá ser consultado via internet (no site da FAPCOM) ou nos terminais internos da Biblioteca. Por AUTOR, digite o sobrenome; por TÍTULO, digite o título; por ASSUNTO, digite a palavra-chave referente ao tema de sua pesquisa; ou opte por outras informações sobre o material pesquisado. Escolha apenas um tipo de entrada por vez.
Para PERIÓDICOS, digite o título do periódico. ARTIGOS de PERIÓDICOS, digite o sobrenome do autor ou o título do artigo. Caso não encontre a obra procurada, dirija-se ao balcão de informações para confirmar se a mesma não faz parte do acervo. Consultas às obras de referência, DVDs, CDs, periódicos e jornais podem ser solicitadas direto com as atendentes.

Empréstimos e Devoluções


Só poderão retirar obras da Biblioteca os associados. Não serão emprestadas obras de referência (Dicionários, enciclopédias, jornais, etc.) e trabalhos acadêmicos (TCCs e monografias), estas obras poderão ser consultadas no setor. Os associados regulares poderão retirar até 4 obras por vez, exceto alunos que estejam fazendo trabalhos de iniciação científica que poderão retirar mais 2 exemplares. Visitantes e egressos podem retirar até 2 obras por vez. O empréstimo será feito por 7 dias consecutivos, podendo ser renovado caso não haja reserva. DVDs e periódicos serão emprestados por 2 dias consecutivos. Não haverá empréstimo nos períodos de férias letivas. Os associados que atrasarem na entrega das obras estão sujeitos à penalidades diárias, na qual se contam sábados, domingos e feriados. É de inteira responsabilidade do usuário acompanhar os prazos de devolução das obras. O associado em atraso deverá pagar à Biblioteca multa diária de R$ 2,00 por dia e por obra atrasada. O não cumprimento das penalidades implicará na suspensão temporária do associado. O sistema de cobrança de penalidades está sujeito à alterações, verifique no início de cada semestre. Caso o usuário solicite uma obra que esteja emprestada, poderá reservá-la pelo sistema. O associado que estiver em lista de espera de alguma obra deverá comparecer à Biblioteca para verificar se o material já está disponível. A reserva de obras é válida por 48 horas após a liberação.
Ao usuário, não será permitida a reserva de obras já em seu poder. Os professores poderão sugerir a suspensão temporária de empréstimo para obras que estejam dentro de sua área de trabalho e colocá-la em reserva especial, mediante solicitação à bibliotecária. Não será renovado o empréstimo de obras com devolução em atraso. A renovação poderá ser feita na Biblioteca, pelos terminais ou pela internet.
Em caso de extravio ou dano de obras, o usuário deverá restituí-la por exemplar idêntico. O ressarcimento a Biblioteca no valor correspondente, em casos excepcionais, será estipulado pela bibliotecária responsável.

Alunos egressos poderão manter o cadastro na Biblioteca e usufruir dos serviços através de atualização semestral de dados, apresentação de documento de identificação, conta de telefone atualizada e confirmação cadastral via email.

Serviços on-line


A biblioteca possui um sistema de informatização que permite ao usuário, mediante seu login e senha:
– Renovar obras que não estejam em atraso e nem em lista de espera. O sistema não renova periódicos e DVDs.
– Fazer sugestões de compras de obras, desde que o material sugerido seja da área correspondente ao curso , verifique se a biblioteca já não possui a obra solicitada.
– Efetuar pesquisa bibliográfica e referência bibliográfica das obras (de acordo com a ABNT).
– Reservar obras que estejam emprestadas no momento da pesquisa (ao efetuar a renovação, verifique a nova data de devolução e certifique-se de que a obra foi renovada com sucesso). As obras poderão ser renovadas via web por até três vezes consecutivas.
– É importante que o usuário informe a Biblioteca caso haja mudança no seu cadastro, principalmente de e-mail e telefone.

Sala de leitura e estudos


A sala de leitura é destinada à leitura e estudo individual, devendo os usuários manter-se em silêncio para não atrapalhar os demais usuários. As salas de estudo em grupos são destinadas, prioritariamente, aos usuários que necessitam fazer leitura ou trabalho em grupo. Pede-se aos mesmos que mantenham a devida compostura dentro do ambiente, procurando manter um diálogo que não atrapalhe os demais usuários da biblioteca. É expressamente proibido riscar mesas e cadeiras. Não será permitido comer ou beber nas salas de estudo. A biblioteca não fornece material do tipo lápis, caneta, borracha, tesouras, durex, papel rascunho, etc.

Espaço multimídia


Os computadores possuem acesso à leitura de CDs e DVDs.
Somente será permitido o uso de materiais que pertençam ao acervo da Biblioteca, demais materiais necessitam de autorização da bibliotecária. Para a utilização destes equipamentos são necessários a utilização de fones de ouvido, que deverão ser retirados e devolvidos no balcão de atendimento. A cada usuário é permitido o uso por 30 minutos, podendo renovar mediante autorização da bibliotecária.
A utilização é exclusiva para pesquisa acadêmica. Lembramos aos usuários que os serviços de digitação e internet são oferecidos pelos laboratórios de informática.

Responsabilidades do usuário


Lembramos aos usuários que na Biblioteca é proibido comer, beber, fumar, marcar páginas das obras com lápis, canetas e marcadores de texto.
– Zelar pelo material emprestado;
– Manter os jornais organizados após a leitura;
– Zelar por equipamentos, fones de ouvido, controles remotos;
– Não riscar mesas, cadeiras e demais móveis da biblioteca;
– Não é permitido a utilização de telefone celular (Lei 12.511, de 05/11/1997);
– Não é permitido comer, tomar refrigerantes, sucos, etc.;
– Não é permitido fumar na biblioteca (Lei 2845, de 20/05/1981);
– Não é permitido falar alto na biblioteca.

Novidades

  • Pesquisa FAPESP

  • Carta capital

  • Meio & Mensagem