Programa de Iniciação Científica

SÍNTESE DO EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – FAPCOM 2017/2

 

1. Para efetivação da inscrição, o aluno deverá entregar diretamente na Secretaria Acadêmica:

1) Carta de intenção contendo as razões de sua participação no programa.

2) Indicação da linha de prática investigativa e grupo de estudos, com seu respectivo orientador, conforme edital.

3) Termos de ciência das regras dispostas no edital.

4) 03 cópias impressas do Pré-projeto de pesquisa.

 

2. As linhas de práticas investigativas e seus grupos de estudos para o desenvolvimento das atividades de iniciação científica são:

Linha I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

1) Criatividade e Inovação na Comunicação – Dra. Cleusa Kazue Sakamoto – 02 VAGAS

Ementa: O Grupo de Estudo “Criatividade e Inovação na Comunicação” propõe organizar na FAPCOM a iniciativa e o esforço entre discentes e docentes interessados na ampliação e aprofundamento do estudo teórico e prático da Criatividade na Comunicação que promove a compreensão do processo comunicacional em suas bases criativas e consequentemente, favorece a emergência de modelos de pensamento e produtos de inovação (metodologias e tecnologias) na Comunicação Social.

2) Comunicação, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade – Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag – 02 VAGAS

Ementa: De maneira abrangente, estamos interessados nos variados contornos que as relações comunicação/consumo ganham nos dias atuais na cultura, na sociedade e no cotidiano. Abrangemos reflexões sobre: discursos e narrativas de marca (branding e publicidade); recepção, narrativas ficcionais e identidade; comportamentos emergentes do consumidor hoje; e o diálogo desses eixos com a dimensão midiática e tecnológica.

3) Estudos de narrativas audiovisuais: história, crítica e produção –

Profa. Dra. Marcia Regina Carvalho da Silva – 06 VAGAS

Ementa: O grupo “Estudos de narrativas audiovisuais: história, crítica e produção” pretende desenvolver análises críticas de narrativas e práticas comunicacionais das linguagens audiovisuais em suas relações com a história, a filosofia, a educação e a cultura. As pesquisas deste grupo buscarão investigar os procedimentos de criação, roteiro e modos de produção de diversas mídias, tendo em vista a especificidade dos meios, linguagens, processos, representações, discursos, políticas, contextos históricos e sociais, gêneros, suportes e estéticas que as produzem. Abriga a reflexão sobre a produção em áudio e audiovisual (para cinema, vídeo, rádio, televisão e internet), atentando-se para seus aspectos narrativos e comunicacionais.

4) Discursos Midiáticos – Dr. Wagner Belmonte – 06 VAGAS. Profa. Ms. Fernanda Iarossi – 05 VAGAS.

Ementa: Proposta para formação do grupo de pesquisa na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) denominado de Discursos Midiáticos. O objetivo é analisar as narrativas jornalísticas, nos seus mais variados formatos (impresso, audiovisual, online) à luz da Análise do Discurso, focada em autores como Laclau e Mouffe (2015), Prado (2013), Charaudeau (2006), Fiorin (2008), Maingueneau (2005, 2016), Sarfati (2010), a fim de radiografar pistas para compreender o contexto sócio-histórico-cultural contemporâneo a partir do jornalismo. O estudo do discurso midiático sob um enfoque em que serão examinados os sentidos provenientes da estruturação do texto e os discursos de representação, tanto aqueles que circulam no lugar de produção quanto os que caracterizam o lugar das condições de recepção (CHARAUDEAU, 2010, p .28), contribui para discutir de maneira crítica a prática jornalística como um espaço social, de relevância no registro histórico da imprensa e da sociedade como um todo. Para uma reflexão sobre a imprensa em geral, a base será Fausto (2010), Sousa Santos (2015), Chomsky (2009) e Arbex Jr. (2005).

 

Linha II – Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias

1) A comunicação de causas nas Relações Públicas comunitárias e organizações sociais – Prof. Ms. Fábio Munhoz – 04 VAGAS

Ementa: Reflexão sobre a comunicação de causas enquanto dimensão estratégica da prática de Relações Públicas em contextos comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização.

2) Arestas: Ambiências digitais e interativas de audiência e consumo – Prof. Ms. Wesley Moreira Pinheiro – 06 VAGAS

Ementa: O grupo “Arestas: Ambiências Digitais e Interativas de Audiência e Consumo” tem como objetivo principal desenvolver estudos exploratórios no campo da comunicação, terreno em que as mídias sociais, tecnologia digital e a interatividade propiciam ambientes variados de consumo, seja sob a ótica do marketing ou por meio de demandas socioculturais. Nossos estudos focarão em três grandes objetos investigativos: meios digitais interativos; influenciadores de consumo e formadores de opinião e; estratégias de comunicação e marketing digital. Interessa-nos, então, o desenvolvimento de pesquisas sobre comportamento do consumidor, gestão de marcas, mensuração de audiência em mídias sociais, influenciadores digitais, informação e conteúdo em rede, business intelligence, análise de redes sociais e, netativismos.

3) Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros – Prof. Ms. Bruno César dos Santos – 06 VAGAS

Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor. Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show (Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube), Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show), Produção de dados em Infotenimento.

 

Linha III – Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

1) Corpo, sexualidades e mídias: perspectivas éticas e filosóficas – Prof. Dr. Thiago Calçado – 02 VAGAS

Ementa: O grupo buscará estabelecer uma investigação das relações de poder exercidas sobre o corpo e a sexualidade presentes nos meios de comunicação social, bem como as estratégias de empoderamento propostas pelos teóricos políticos à luz da filosofia.  O grupo estudará em pensadores como E. Lévinas, Michel Foucault e Judith Butler temas diversos ligados à sexualidade, tais como: humanização, gênero, homossexualidades, teorias queer, entre outras, num esforço de contraposição crítica à objetificação e assujeitamento dos indivíduos realizados em vários setores da comunicação social.

2) Estética, Linguagens e Tecnologias aplicadas à Educação – Prof. Ms. Tiago Casado – 03 VAGAS

Ementa: A proposta de criação deste grupo consiste em abordar fundamentos estéticos e suas interconexões com a Educação em Ciências Humanas, com foco nas experiências com múltiplas linguagens, em especial das novas tecnologias (TICs), compreendendo-as como recurso para a criação/produção de conteúdos educativos. O trabalho consistirá em duas linhas teórico-metodológicas: a primeira de abordagem de fundamentos estéticos da contemporaneidade pensados em conexão com as tecnologias, sobretudo na Comunicação, tendo em vista as possibilidades de exploração de seu potencial formativo, principalmente como conteúdo crítico e reflexivo. A segunda linha tem como objetivo o desenvolvimento de projetos híbridos, com ênfase em experiência estética, seja em sua dimensão poética, poética ou política, estimulando práticas com vistas a produção de conteúdos no ambiente formativo, escolar e não escolar.

3) O homem no universo comunicacional: a alma e as visões de mundo – Ms. Giovanni Vella – 02 VAGAS

Ementa: Raízes gregas e atualidade das metáforas originarias de corpo e alma: “Onde estamos quando pensamos? ” Justiça, beleza e prazer: valores e princípios da existência em tempos de redes sociais. Arte e estética no universo digital: as raízes antropológicas das emoções. Jornalismo, publicidade e relações públicas: ética e visões de mundo. Da amizade virtual à comunidade política: rumo um novo humanismo? Psicologia e religião: pensar a transcendência a partir do humano.

4) Metafísica contemporânea e tradição filosófica – Prof. Dr. Pedro Monticelli – 06 VAGAS

Ementa: Trata-se de pesquisar a relação de duas das mais relevantes obras da filosofia contemporânea de Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein com suas fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais. Essas duas obras, a saber, o Tractatus logico-philosophicus, de Wittgenstein, e o opúsculo sobre a essência da verdade, de Heidegger, contém discussões (clássicas e atuais) metafísicas, lógicas, filosófico-linguísticas e gnosiológicas.

5) Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento – Prof. Dr. Carlos Motta – 06 VAGAS

Ementa: O grupo de estudos que iniciaremos tem como temática a investigação acerca das possibilidades de utilização de produtos culturais artísticos como meio de transmissão de conhecimento e não apenas como expressão estética ou inspirada daquilo que de alguma forma afeta o artista-criador. Tradicionalmente, nossa cultura ocidental tem atribuído ao livro o papel de transmitir conhecimento de modo sistematizado, mas o advento da Internet trouxe-nos outras formas de acessar tais conhecimentos e as principais obras publicadas anteriormente agora estão disponibilizadas em formato digital para consulta ou divulgação. Mas, como pretendemos mostrar com os resultados da pesquisa, existem outras formas não sistematizadas de apresentação de conhecimentos que tem sido consideradas inferiores ou incapazes de servirem como fonte válidas para a investigação de diferentes aspectos de nossa cultura, o que é um erro, segundo nosso entendimento. Assim, esse grupo de pesquisa concentrará seus esforços na investigação de outras fontes de conhecimentos não eruditas ou acadêmicas, mas que têm imersão direta na cultura popular, como músicas, poemas, obras literárias, filmes e outras fontes. Nosso objetivo é evidenciar a cultura como produtora e difusora de saberes, não apenas de arte e outros modos de expressão, atribuindo a esses saberes valor de conhecimento.

 

O pré-projeto de pesquisa deverá ser entregue na Secretaria Acadêmica, contendo os seguintes itens:

  1. Linha de prática investigativa e grupo de estudo.
  2. Introdução: apresentação do tema.
  3. Justificativa
  4. Objetivos: objetivo geral e objetivos específicos.
  5. Problema de pesquisa.
  6. Hipótese.
  7. Fundamentação teórica.
  8. Referência bibliográfica inicial.
  9. Cronograma inicial.

 

Cronograma

Divulgação do Edital 13 de junho de 2017
Inscrições e entrega dos pré-projetos Até 21 de agosto de 2017
Divulgação dos resultados 04 de setembro de 2017
Início das Orientações   04 de setembro de 2017

 


O Edital completo está disponível neste link.


 

nucleo.pesquisa@fapcom.edu.br