Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Programa de Iniciação Científica

ADENDO Nº01 REFERENTE AO EDITAL EDITAL Nº – 13/2023 DO PROCESSO SELETIVO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA, EXPERIMENTAL, ARTÍSTICA E CULTURAL DA FACULDADE PAULUS DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO – FAPCOM PARA FUNCIONAMENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.

 

 

Art. 1º Ficam alteradas o prazo final de inscrição e a data de divulgação dos resultados.

 

II – DA INSCRIÇÃO

Período: de 01/12/2024 a 04/03/2024 

Local: [email protected]

 

VIII – DOS RESULTADOS

 

Será publicado em 05 de março de 2024.

 

São Paulo, 19 de fevereiro de 2024.

Pe. Dr. Erivaldo Dantas – Diretor da FAPCOM

 

…………………………………………………………………………………………………………………………………….

1 – Para efetivação da inscrição: 

O pré-projeto de Iniciação Científica deve ser enviado para o e- mail: [email protected], em formato PDF.

Informações a serem preenchidas devem estar conforme o edital. 

2 – As linhas de pesquisa e seus grupos de estudos para o desenvolvimento das atividades de iniciação científica são:

Linha I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 1” o estudo que contempla a relação da Comunicação com a Cultura, a Sociedade e a Educação, tendo presente que essas três dimensões da vida humana são fundamentais para a construção da sociedade e para a formação do homem contemporâneo: 1. A cultura (como a “ambiência” formada pelo homem e influenciado por ela); 2. A sociedade (como o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que integram entre si, constituindo uma comunidade) e 3. A educação (que envolve os processos de ensinar e de aprender). O núcleo de Pesquisa da FAPCOM se propõe investigar a Comunicação e a sua interconexão com a Cultura, a Sociedade e a Educação, na construção da visão sobre o mundo.

Linha institucional I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

 

Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade

Prof. Me. Renato Candido Lima 

Ementa: O Grupo de Estudo “Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade” busca construir um campo de pesquisa que dialogue com as áreas das Relações Públicas, Jornalismo, RTVI e Produção Audiovisual, tendo comunicação, cultura e identidade como referenciais gerais, as questões de etnia, raça e gênero como parte de suas preocupações. Narrativas e memórias inseridas em mensagens desenvolvidas nas áreas citadas compõem o corpus da pesquisa a partir do qual docentes e discentes direcionarão seu trabalho buscando compreender o lugar de fala desses segmentos sociais.

Comunicação, psicanálise e marxismo: conexões contemporâneas

Prof. Dr. João Elias Nery 

Ementa: O Grupo estuda aspectos da contemporaneidade a partir de referenciais teóricos centrados na produção de Karl Marx e Sigmund Freud, além de seus comentadores, especialmente aqueles que estabelecem conexões entre suas áreas de origem e a comunicação social, buscando compreender as relações sociais e culturais que ocorrem no âmbito da Sociedade em Redes.

Produções sonoras e audiovisuais: a criação de sentidos nas diferentes etapas de produção.

Prof. Esp. Lucas Jahnel Cangelli

Ementa: Este grupo de estudos tem como objetivo estudar as etapas de produção de obras artísticas e culturais com o intuito de conhecer e analisar as criações de sentido na confecção de roteiros, no uso das linguagens sonora e audiovisuais para a direção, produção e pós-produção dessas obras a partir da semiótica.

Linha institucional II – Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias

Narrativas fotográficas e o tempo através das múltiplas técnicas.

Profa. Dra. Luma Santos de Oliveira

Ementa: A iniciação artística proposta, intitulada “Narrativas fotográficas e o tempo através das múltiplas técnicas” tem como objetivo explorar a fotografia artística em um contexto acadêmico, enriquecendo o repertório de estudantes de diversos cursos de comunicação. Através de oficinas práticas, análise crítica de imagens e desenvolvimento de projetos individuais, o projeto visa capacitar os participantes a compreender as técnicas fotográficas, a relação entre o tempo e a narrativa visual, bem como a expressão artística pessoal. Utilizando a infraestrutura e os equipamentos disponíveis na faculdade, os encontros semanais, com atividades práticas e discussões conceituais, promovem a interação e a colaboração, culminando na criação de um portfólio online coletivo. Este projeto oferece uma oportunidade de aprofundar a compreensão da fotografia como meio de comunicação artística, promovendo o crescimento expressivo e acadêmico dos participantes.

A História contada pelo lado de lá: Novas percepções do jornalista, novas

formas de contar histórias

Profa Dra Vaniele Barreiros da Silva

Ementa: Uma nova perspectiva do contar histórias jornalísticas. Essa é a proposta: a de buscar novas  formas  de  se  retratar  os  fatos,  cerceado  do  afeto  por  parte  do  indivíduo que se 

identifique. Procura-se assim leitores que se reconheçam com a história, não apenas estar restrito ao ser fonte, normalmente, reforçando mazelas. Claro, que esse espaço a ser ocupado é composto por contadores de história que proporcionem identificação para com a história. Portanto, pode ser um importante elemento que ajude o jornalismo se aproximar de mais leitores e expectadores da mídia contemporânea.

Comunicação de causas em organizações sociais e em contextos comunitários

Prof. Me. Fábio Alessandro Munhoz

Ementa: A presente proposta de grupo é uma atualização das reflexões sobre a comunicação de causas enquanto dimensão estratégica não ficando restrito somente à área das Relações Públicas, mas para alunos que desejam pesquisar sobre a comunicação em contextos comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização. O grupo propõe a produção de projetos experimentais de comunicação e causas a fim de buscar um espaço de reflexão e construção de conhecimento sobre comunicação em contextos comunitários.

Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros

Prof. Me. Bruno César dos Santos 

Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor. Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show (Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube), Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show), Produção de dados em Infotenimento.

Mídia, linguagem e sociabilidade na era da comunicação digital

Profa. Me. Marcella Schneider Faria Santos 

Ementa: A mídia foi reconhecida como agente social desde seu incremento a partir da segunda metade do século XX, seja a partir da perspectiva da Escola Crítica, dos Estudos Culturais ou pela Teoria dos meios. Tal situação social midiático tecnológica ganha novos contornos a partir da emergência das tecnologias digitais de comunicação, que suportam um novo ambiente que permite conexões sociais em múltiplos espaços e tempos. Partindo deste contexto, este grupo de estudos tem como objetivo pesquisar a qualidade das relações e ações sociais experenciadas nesse ambiente de conexão constante. A partir da revisão de literatura de textos clássicos que compõem o campo da sociologia da comunicação (Breton & Proulx, 2013; Maigret, 2010; entre outros), das teorias da comunicação (Adorno e Horkheimer, 2006; McLuhan, 2004; Baudrillard, 1973; Debord, 2017; Perniola, 2005; Mafesolli, 2002); e da semiótica (Peirce, 2017; Santaella & Nörth, 2017), serão constituídos fundamentos teóricos para que novas elaborações possam ser compreendidas no campo das mídias e comunicação digitais, da ecologia (Di Felice, 2017; Santaella, 2010) da comunicação e do net-ativismo (Di Felice, 2017).

Histórias do Rádio e da TV: Em prol da construção do museu da fala do radialismo paulistas

Profa. Me. Arlete Aparecida Taboada  

Prof. Me. Bruno César dos Santos 

Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira  

Prof. Me. Wellington Dias de Melo 

Ementa: Desenvolvimento de pesquisa com vistas ao registro de memórias do radialismo paulista, a partir de depoimentos de seus realizadores (locutores, produtores, diretores, atores, roteiristas, redatores, técnicos de som dentre outros profissionais). Terá como ponto de partida as atividades profissionais exercidas na cidade de São Paulo nos veículos de comunicação Rádio e TV, com possível extensão da pesquisa ao estado de São Paulo a partir de parcerias ou redes de colaboração a outros grupos de pesquisa. A primeira fase do projeto se deterá em profissionais do Rádio. Visa este grupo de estudos, ao final, da primeira etapa registrar os resultados em quatro produtos midiáticos: livro impresso, e-book, documentários em áudio e em audiovisual.

Linha institucional III – Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

Tecnologia e Sociedade

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar – 

Ementa: A relação entre tecnologia e sociedade desponta como um dos grandes desafios éticos do século XXI. Nesse sentido, o objetivo deste grupo de estudos e pesquisa é refletir acerca da tecnologia e dos seus temas filosóficos próprios a fim de compreender aspectos fundamentais do mundo contemporâneo. Em um primeiro momento, articularemos a leitura e análise de textos fundantes da filosofia da técnica e da tecnologia, notadamente os textos de M. Heidegger, G. Simondon, A. Leroi-Gourhan e P. Sloterdijk. Em seguida, relacionaremos essas discussões com as questões ecológicas contemporâneas para, enfim, buscarmos compreender como essa relação entre tecnologia e ambiente influencia certos aspectos da realidade social e da vida cotidiana. Pretende-se agregar trabalhos de iniciação científica interessados tanto na análise de textos da tradição cujo problema da técnica é central, quanto trabalhos que se interessem em refletir filosoficamente o problema da tecnologia nos processos e dinâmicas ambientais, culturais, comunicacionais, religiosas e sociais do mundo atual.  

Metafísica contemporânea e tradição filosófica

Prof. Dr. Pedro Monticelli 

Ementa: Trata-se de pesquisar aspectos das fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais da filosofia contemporânea de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Dessas diversas fontes, destacam-se Aristóteles, Agostinho e Tomás de Aquino. As discussões centrais são sobre Metafísica, Lógica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Linguagem. Recorta-se, em cada semestre, um determinado tema para as reuniões conjuntas do grupo.

Filosofia do Presente: discurso, poder, corpo, mídia e sexualidade

Prof. Dr. Luiz de Camargo Pires Neto 

Ementa: Partindo das concepções, engendradas pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), de “filosofia como diagnóstico do presente” (FOUCAULT, “Qui êtes-vous, professeur Foucault?”, In. DE1, p. 634) e de “filosofia como jornalismo radical” (FOUCAULT, “Le monde est un grand asile”, In. DE2, p. 434), este grupo de estudos pretende refletir questões existentes em nossa contemporaneidade à luz do pensamento desenvolvido no decorrer da história da filosofia. Descrever a atualidade, refletir sobre ela e desconfiar do que parece ser evidente são os principais objetivos aqui propostos. Os textos filosóficos são considerados – assim  como  propõe  Foucault –  “pequenas  caixas  de  ferramentas”  (FOUCAULT,  “Gerir os

ilegalismos”, p. 52) das quais podemos nos servir para “produzir um curto-circuito” no âmbito do pensamento. As temáticas abordadas surgem da curiosidade, do incômodo e do desejo dos pesquisadores. Discurso, poder, mídia, corpo e sexualidade, são conceitos que, de certa forma, balizam o campo a ser investigado.

 

PROJETO – DOMAINES: Foucault em Perspectiva

Prof. Dr. José Pascoal Mantovani Pereira Junior 

Ementa: O grupo de estudos Domaines Foucault em perspectiva propõe- se a investigar, de forma rigorosa e inventiva, o trabalhado caleidoscópico do filósofo francês Michel Foucault. Além de autor de obra já canônica nas humanidades, compreendemos que sua abordagem multidisciplinar – abarcando, entre outras disciplinas, a filosofia, a psicologia, o direito, a história, comunicação social –, permite analisar os desafios e impasses complexos da contemporaneidade, ao mesmo tempo que nos lega ferramental teórico para estarmos à altura deles – buscando saídas, rotas de fuga, escapes. Em consonância com Michel Foucault e sua visão de intelectual específico, o grupo afirma a posição ética de reconhecer-se nas tramas do poder e, de dentro dele, produzir outros saberes e modos outros de constituição de subjetividade.

Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento

Prof. Dr. Carlos Jacinto Nascimento Motta 

Ementa: O grupo de pesquisa “Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento” tem por objetivo pesquisar em variadas fontes literárias (sem excluir outras de caráter artístico-cultural) a presença de elementos filosóficos, esparsos ou diretos, diluídos nos enredos, personagens, acontecimentos, ambientes etc. Partindo da ideia de que toda produção cultural traz em si alguma cosmovisão (visão de mundo), antropologia, ética, teoria do conhecimento, pretende-se elucidar nas obras ou autores escolhidos individualmente pelos pesquisadores que modos de filosofar são utilizados pelos autores