Programa de Iniciação Científica

SÍNTESE DO EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – FAPCOM 2018/1

 

1 – Para efetivação da inscrição, o aluno deverá entregar diretamente na Secretaria Acadêmica:

1) Carta de intenção contendo as razões de sua participação no programa.

2) Indicação da linha de prática investigativa e grupo de estudos, com seu respectivo orientador, conforme edital.

3) Termos de ciência das regras dispostas no edital.

4) 03 cópias impressas do Pré-projeto de pesquisa.

 

2 – As linhas de práticas investigativas e seus grupos de estudos para o desenvolvimento das atividades de iniciação científica são:

 

Linha I Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

 

Grupos de estudos vinculados a linha institucional I:

 

1- Criatividade e Inovação na Comunicação – Dra. Cleusa Kazue Sakamoto – 04 VAGAS

Ementa: O Grupo de Estudo “Criatividade e Inovação na Comunicação” propõe organizar na FAPCOM a iniciativa e o esforço entre discentes e docentes interessados na ampliação e aprofundamento do estudo teórico e prático da Criatividade na Comunicação que promove a compreensão do processo comunicacional em suas bases criativas e consequentemente, favorece a emergência de modelos de pensamento e produtos de inovação (metodologias e tecnologias) na Comunicação Social.

2 – Comunicação, consumo e marcas: aproximações na contemporaneidade – Ms. Fernanda Elouise Budag – 03 VAGAS

Ementa: De maneira abrangente, estamos interessados nos variados contornos que as relações comunicação/consumo ganham nos dias atuais na cultura, na sociedade e no cotidiano. Abrangemos reflexões sobre: discursos e narrativas de marca (branding e publicidade); recepção, narrativas ficcionais e identidade; comportamentos emergentes do consumidor hoje; e o diálogo desses eixos com a dimensão midiática e tecnológica.

3 – Discursos Midiáticos Dr. Wagner Belmonte e Profa. Fernanda Iarossi – 04 VAGAS

Ementa: Proposta para formação do grupo de pesquisa na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) denominado de Discursos Midiáticos. O objetivo é analisar as narrativas jornalísticas, nos seus mais variados formatos (impresso, audiovisual, online) à luz da Análise do Discurso, focada em autores como Laclau e Mouffe (2015), Prado (2013), Charaudeau (2006), Fiorin (2008), Maingueneau (2005, 2016), Sarfati (2010), a fim de radiografar pistas para compreender o contexto sócio-histórico-cultural contemporâneo a partir do jornalismo. O estudo do discurso midiático sob um enfoque em que serão examinados os sentidos provenientes da estruturação do texto e os discursos de representação, tanto aqueles que circulam no lugar de produção quanto os que caracterizam o lugar das condições de recepção (CHARAUDEAU, 2010, p .28), contribui para discutir de maneira crítica a prática jornalística como um espaço social, de relevância no registro histórico da imprensa e da sociedade como um todo. Para uma reflexão sobre a imprensa em geral, a base será Fausto (2010), Sousa Santos (2015), Chomsky (2009) e Arbex Jr. (2005).

4 – Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade

Orientação:

Prof. Dr. João Elias Nery – 06 VAGAS
Prof. Ms. Marcus Vinicius de J. Bonfim – 06 VAGAS
Prof. Ms. Renato Candido Lima – 06 VAGAS

Ementa: O Grupo de Estudo “Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade” busca construir um campo de pesquisa que dialogue com as áreas das Relações Públicas, Jornalismo, RTVI e Produção Audiovisual, tendo comunicação, cultura e identidade como referenciais gerais, as questões de etnia, raça e gênero como parte de suas preocupações. Narrativas e memórias inseridas em mensagens desenvolvidas nas áreas citadas compõem o corpus da pesquisa a partir do qual docentes e discentes direcionarão seu trabalho buscando compreender o lugar de fala desses segmentos sociais.

5 – Análise da cobertura do cinema Latino-Americano no caderno de cultura do Jornal O Estado de S.PauloDr. Alexandre Barbosa– 06 VAGAS

Ementa: O grupo de estudos tem por objetivo verificar quais os critérios de seleção e construção das notícias que envolvem a produção cinematográfica latino-americana nas seleções de cultura do jornal O Estados de S. Paulo durante o biênio 2017-2018. O objetivo é verificar se a cobertura ainda está pautada na presença das obras latino-americanas nos eventos relacionados à indústria cultural, ou seja, se a obra tem relevância quantitativa e qualitativa na imprensa brasileira.

 


Linha II Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias

 

Grupos de estudos vinculados a linha institucional II:

 

1 – Comunicação de causas em organizações sociais e em contextos comunitários: Orientação: Ms. Fábio Munhoz – 05 VAGAS

Ementa: A presente proposta de grupo é uma atualização das reflexões sobre a comunicação de causas enquanto dimensão estratégica não ficando restrito somente à área das Relações Públicas, mas para alunos que desejam pesquisar sobre a comunicação em contextos comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização. O grupo propõe a produção de projetos experimentais de comunicação e causas a fim de buscar um espaço de reflexão e construção de conhecimento sobre comunicação em contextos comunitários.

2 – Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros Prof. Ms. Bruno César dos Santos – 02 VAGAS

Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor. Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show (Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube), Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show), Produção de dados em Infotenimento

3 – Zeit!Núcleo de Iniciação Científica Tecnológica Experimental Artística e Cultural Prof. Dr. Daniel Amadei – 06 VAGAS

Ementa: O grupo dedica-se ao levantamento da memória audiovisual brasileira que, a partir de um panorama histórico, propõe a análise e criação de obras audiovisuais em diferentes técnicas e suportes. Abordará as tendências de movimentos e sequências fotográficas que contribuem para o campo das artes visuais como linguagem artística.

4 – Arestas: Ambiências digitais e interativas de audiência e consumo Prof. Ms. Wesley Moreira Pinheiro – 06 VAGAS

Ementa: O grupo “Arestas: Ambiências Digitais e Interativas de Audiência e Consumo” tem como objetivo principal desenvolver estudos exploratórios no campo da comunicação, terreno em que as mídias sociais, tecnologia digital e a interatividade propiciam ambientes variados de consumo, seja sob a ótica do marketing ou por meio de demandas socioculturais. Nossos estudos focarão em três grandes objetos investigativos: meios digitais interativos; influenciadores de consumo e formadores de opinião e; estratégias de comunicação e marketing digital. Interessa-nos, então, o desenvolvimento de pesquisas sobre comportamento do consumidor, gestão de marcas, mensuração de audiência em mídias sociais, influenciadores digitais, informação e conteúdo em rede, business intelligence, análise de redes sociais e, netativismos.

 


Linha III Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

 

Grupos de estudos vinculados a linha institucional III:

 

1 – Filosofia da tecnologia, ambiente e Sociedade – Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar – 06 VAGAS

Ementa: A relação entre tecnologia, ambiente e sociedade desponta como um dos grandes desafios éticos do século XXI. Nesse sentido, o objetivo do grupo de estudos e pesquisa é refletir acerca da tecnologia e dos seus temas filosóficos próprios a fim de compreender aspectos fundamentais do mundo contemporâneo.

2 – Estética, Linguagens e Tecnologias aplicadas à Educação – Prof. Ms. Carlos Motta – 05 VAGAS

Ementa: A proposta de criação deste grupo consiste em abordar fundamentos estéticos e suas interconexões com a Educação em Ciências Humanas, com foco nas experiências com múltiplas linguagens, em especial das novas tecnologias (TICs), compreendendo-as como recurso para a criação/produção de conteúdos educativos. O trabalho consistirá em duas linhas teórico-metodológicas: a primeira de abordagem de fundamentos estéticos da contemporaneidade pensados em conexão com as tecnologias, sobretudo na Comunicação, tendo em vista as possibilidades de exploração de seu potencial formativo, principalmente como conteúdo crítico e reflexivo. A segunda linha tem como objetivo o desenvolvimento de projetos híbridos, com ênfase em experiência estética, seja em sua dimensão poiética, poética ou política, estimulando práticas com vistas a produção de conteúdos no ambiente formativo, escolar e não escolar.

3 – Metafísica contemporânea e tradição filosófica – Prof. Dr. Pedro Monticelli – 01 VAGA

Ementa: Trata-se de pesquisar a relação de duas das mais relevantes obras da filosofia contemporânea de Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein com suas fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais. Essas duas obras, a saber, o Tractatus logico-philosophicus, de Wittgenstein, e o opúsculo sobre a essência da verdade, de Heidegger, contém discussões (clássicas e atuais) metafísicas, lógicas, filosófico-linguísticas e gnosiológicas.

4 – Estética, Linguagens e Tecnologias aplicadas à Educação – Prof. Ms. Tiago Casado – 03 VAGAS

Ementa: A proposta de criação deste grupo consiste em abordar fundamentos estéticos e suas interconexões com a Educação em Ciências Humanas, com foco nas experiências com múltiplas linguagens, em especial das novas tecnologias (TICs), compreendendo-as como recurso para a criação/produção de conteúdos educativos. O trabalho consistirá em duas linhas teórico-metodológicas: a primeira de abordagem de fundamentos estéticos da contemporaneidade pensados em conexão com as tecnologias, sobretudo na Comunicação, tendo em vista as possibilidades de exploração de seu potencial formativo, principalmente como conteúdo crítico e reflexivo. A segunda linha tem como objetivo o desenvolvimento de projetos híbridos, com ênfase em experiência estética, seja em sua dimensão poiética, poética ou política, estimulando práticas com vistas a produção de conteúdos no ambiente formativo, escolar e não escolar.

 


Estrutura do pré-projeto de pesquisa

O pré-projeto de pesquisa deverá ser entregue na Secretaria Acadêmica, contendo os seguintes itens:

  1. Linha de prática investigativa e grupo de estudo.
  2. Introdução: apresentação do tema.
  3. Justificativa.
  4. Objetivos: objetivo geral e objetivos específicos.
  5. Problema de pesquisa.
  6. Hipótese.
  7. Fundamentação teórica.
  8. Metodologia;
  9. Referência bibliográfica inicial.
  10. Cronograma inicial.

A entrega deve ser feita em 3 cópias impressas na Secretaria Acadêmica, respeitando as datas do edital.

 


Cronograma

Divulgação do Edital 30 de outubro de 2017
Inscrições
De 30 de outubro a 19 de fevereiro de 2018
Divulgação dos resultados 26 de fevereiro de 2018
Início das Orientações   01 de março de 2018

 

 


Edital

Edital nº 21/2017 – do Processo Seletivo de Iniciação Científica, Tecnológica, Experimental, Artística e Cultural da faculdade Paulus de tecnologia e Comunicação – FAPCOM – 1º semestre letivo de 2018.

 

Profa. Ms. Alessandra Barros Marassi
nucleo.pesquisa@fapcom.edu.br