Matrizes Curriculares dos Cursos

Projeto Pedagógico do Curso / Matrizes Curriculares

 

Jornalismo 

Perfil do Curso

O perfil do Curso de Jornalismo da FAPCOM está diretamente relacionado à missão, visão e valores da FAPCOM, buscando promover o ser humano por meio de uma formação integrada às áreas de Comunicação, Filosofia e Tecnologia, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para atuar no mundo de trabalho com profissionalismo, ética e responsabilidade social. Pretende, com isso, ser um curso de referência acadêmica ao integrar conhecimentos teóricos e práticos, associados aos valores humanísticos e culturais, aliados à criatividade e inovação.

Objetivos Gerais

O curso de graduação em Jornalismo da FAPCOM tem por objetivo geral capacitar o aluno a atuar profissionalmente no mercado sempre de maneira ética, técnica, humanista, criativa, inovadora e responsável. Tal atuação deve ainda se pautar às especificidades e potencialidades dos diversos gêneros, mídias e segmentos nos quais a produção jornalística atualizada se faz presente, assim como à interdisciplinaridade e versatilidade, que as constantes transformações da sociedade e deste mercado exigem – ampliando sua inserção profissional em âmbito local, regional e nacional.

Perfil do Egresso

• O curso de Jornalismo promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Atuar de maneira integrada em qualquer etapa do processo de produção jornalística em seus mais variados gêneros e formatos seja em caráter informativo, documental, corporativo;

• Agir de maneira empreendedora e autônoma, realizando a interlocução entre experiências particulares e necessidades de mercado;

• Avaliar situações e propor soluções inovadoras;

• Assumir responsabilidades e compromisso com as melhores práticas profissionais;

• Atuar de forma ética;

• Dominar o conhecimento da legislação vigente no Brasil relacionada à área do Jornalismo;

• Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas em diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema.


Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Jornalismo

 

Publicidade e Propaganda

Perfil do Curso

A formação oferecida pelo curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM é de fundamental importância para a prática das atribuições profissionais da área, no exercício das funções de atendimento, planejamento, pesquisa, criação, redação, novas tecnologias, mídia e produção para plataformas on line e off line. Para o curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM é importante a valorização da educação como fator de formação integrada do cidadão, enfatizando a relação entre ética e competência profissional.

Objetivos Gerais

O Curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM tem como objetivo oferecer uma formação ética, reflexiva e inovadora no que diz respeito à atividade publicitária na sociedade, que seja capaz de promover uma visão integradora e humanística das estratégias de comunicação, preparando um profissional criativo, flexível e apto para acompanhar as transformações sociais, tecnológicas e midiáticas que se apresentam à contemporaneidade.

Perfil do Egresso

O curso de Publicidade e Propaganda promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Reflexão ética e filosófica a respeito da conduta do homem, tendo em vista o suporte do aparato tecnológico e comunicacional no momento de suas decisões.

• Visão reflexiva e crítica da condição humana, considerando o ambiente comunicacional e tecnológico como ferramenta integradora de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;

• Ação empreendedora consciente da relação mercado, Estado e homem, compreendendo a comunicação social, a filosofia e a tecnologia não apenas como mercado de trabalho, mas como campo promissor de oportunidades, de soluções criativas e de promoção de uma melhor qualidade de vida;

• Visão integradora e ampla da comunicação social, da filosofia e da tecnologia que o leve a interagir com outros sistemas sociais, desenvolvendo uma comunicação de qualidade, sem se conformar com os meios, mas transformando-os;

• Conhecimento das novas tecnologias e suas utilizações no campo da comunicação social e da filosofia; e,

• Assimilação de conhecimentos práticos, com capacidade de colocar em ação suas habilidades, a partir dos conhecimentos técnicos específicos referentes à sua área de atuação.

• Identificação e análise de situações de mercado com foco em resultado.

• Criação, Produção e Difusão de mensagem publicitária com o apoio de ferramentas inovadoras de Tecnologia.

• Percepção holística dos processos comunicacionais e habilidades argumentativas.


Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda

 

Rádio TV e Internet

Perfil do Curso

O curso promove o entendimento da produção em áudio, audiovisual e multimídia, voltados principalmente para as mídias Rádio, TV e Internet, como um processo e um produto cultural amplo e complexo, que se relaciona, portanto, com tecnologias, códigos, linguagens e a produção de sentido manifestos sob diferentes formas da imagem, do som e de suas novas articulações e interações em rede.

Objetivos Gerais

O objetivo do curso de Rádio, TV e Internet da FAPCOM não é reproduzir as práticas, programações e programas de sucesso e sim apostar na formação de um profissional com sólida formação filosófica, crítica e reflexiva sobre a importância da Comunicação na Sociedade e para o cidadão, que utilize a tecnologia e as técnicas de produção como importantes modos de pensar a cultura e o entretenimento com ampla atuação no mercado profissional.

Perfil do Egresso

O curso de Rádio, TV e Internet promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Atitude ética e socialmente responsável.

• Visão crítica e humanística.

• Concepção integradora da Comunicação Social, das Tecnologias e da Filosofia.

• Ampliação de repertório cultural, histórico e de linguagens voltado para produção em RTVI.

• Gestão dos processos de Comunicação, domínio técnico e aplicação das tecnologias em RTVI.

• Inovação nos processos de produção midiática.

Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Rádio, TV e Internet

 

Relações Públicas

Perfil do Curso

O curso de Relações Públicas contempla a necessidade cada vez mais emergente de profissionais da área de Relações Públicas que estejam bem preparados para, de um lado, atuar na área específica com visão estratégica, domínio das técnicas e disposição para o trabalho em equipes multidisciplinares e, de outro, para a realização de práticas investigativas que os qualifiquem para o diálogo com os profissionais das demais áreas e com os públicos de interesse das organizações.

Objetivos Gerais

O objetivo geral do Curso de Relações Públicas da FAPCOM é viabilizar a formação de profissionais aptos a atuar, de modo estratégico, nas áreas de comunicação e relacionamento das organizações do 1º, 2º e 3º setores, a partir de uma visão analítica de cenários, do conhecimento da opinião pública, da gestão da comunicação organizacional integrada e da construção de relacionamentos, e pela definição e estabelecimento de políticas e diretrizes organizacionais, bem como da aplicação de técnicas, ferramentas e instrumentos de comunicação e relacionamento, por meio da prática das funções básicas de Assessoria/ Consultoria, Pesquisa, Planejamento, Execução/ Comunicação/ Relacionamento e Avaliação, no intuito de legitimar as ações das organizações, junto aos seus públicos essenciais, podendo ser, também, um empreendedor da área nos diversos segmentos.

Perfil do Egresso

O curso de relações publicas promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Reflexão ética e filosófica a respeito da conduta do homem, tendo em vista o suporte do aparato tecnológico e comunicacional no momento de suas decisões.

• Visão reflexiva e crítica da condição humana, considerando o ambiente comunicacional e tecnológico como ferramenta integradora de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;

• Ação empreendedora consciente da relação mercado, Estado e homem, compreendendo a comunicação social, a filosofia e a tecnologia não apenas como mercado de trabalho, mas como campo promissor de oportunidades, de soluções criativas e de promoção de uma melhor qualidade de vida;

• Visão integradora e ampla da comunicação social, da filosofia e da tecnologia que o leve a interagir com outros sistemas sociais, desenvolvendo uma comunicação de qualidade, sem se conformar com os meios, mas transformando-os;

• Conhecedor das novas tecnologias e suas utilizações no campo da comunicação social e da filosofia; e,

• Detentor de conhecimentos práticos, com capacidade de colocar em ação suas habilidades, a partir dos conhecimentos técnicos específicos referentes à sua área de atuação.

Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Relações Públicas

 

Filosofia (Bacharelado)

Perfil do Curso

O curso de Filosofia da FAPCOM procura incentivar o desenvolvimento das práticas investigativas acadêmicas à luz da tradição e dos questionamentos emergentes do mundo atual e promove um espaço de construção do saber permeado por valores que, comumente, são preteridos em vista dos interesses econômicos do mercado. O curso de Filosofia da FAPCOM também incentiva os alunos para uma abertura ao mundo contemporâneo e busca estabelecer um diálogo inovador entre os conteúdos da tradição filosófica e sua interface com os meios de comunicação social. Tudo isso, sempre a partir de uma visão ética e socialmente responsável. Nesse sentido, a Filosofia na FAPCOM não é apresentada apenas pelo embasamento teórico, mas propõe a construção de um pensamento iluminador das relações entre o ser humano, os meios de comunicação social e a tecnologia.

Objetivos Gerais

Oferecer aos bacharéis em Filosofia da FAPCOM uma sólida formação em história da Filosofia que os capacite para a compreensão, investigação e transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, bem como para uma análise e reflexão crítica da realidade em que estão inseridos à luz de um diálogo transdisciplinar com as novas tecnologias e a comunicação social.

Perfil do Egresso

O curso de filosofia – bacharelado promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• O egresso deve estar capacitado, à luz da Historia da Filosofia, para compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos bem como para analisar e refletir criticamente a realidade social em que está inserido;

• O egresso deverá estar credenciado para a investigação acadêmica e para a reflexão transdisciplinar a partir da Filosofia e suas áreas;

• O egresso deve estar preparado para contribuir profissionalmente em outras áreas do saber, integrando a filosofia no debate interdisciplinar a ser prestado seja na pesquisa acadêmica, seja nas assessorias culturais, educacionais, editoriais e nos diversos meios de comunicação social.


Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Filosofia Bacharelado

 

Filosofia (Licenciatura)

Perfil do Curso

O perfil do curso de Licenciatura em Filosofia da FAPCOM se direciona para a preparação dos alunos para o exercício da docência em Filosofia, nos diferentes níveis do ensino Fundamental e Médio. Essa formação está estruturada de forma a articular o ensino, a prática investigativa e a extensão, nas diferentes atividades propostas para o Curso, de forma a compor um perfil de egresso capacitado para o ensino e a investigação na prática docente de Filosofia.

Objetivos Gerais

O curso de Licenciatura em Filosofia tem como objetivo formar professores de ensino médio a partir do conhecimento da história da filosofia, os tornando capazes de dialogar com a diversidade da sala de aula conscientes da missão pedagógica da filosofia, buscando fortalecer a necessidade de resgatar a cultura humanística, incentivando a partir de uma linguagem clara a construção do comportamento ética, crítico e independente.

Perfil do Egresso

O curso de filosofia –licenciatura promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Compreensão, reflexão e transmissão dos conteúdos filosóficos à luz da realidade educacional na qual estiver inserido, com seus desafios e possibilidades;

• Ser um docente capacitado para a articulação do conhecimento filosófico com as metodologias de ensino, possibilitando sua transmissão e reflexão no contexto da realidade educacional brasileira;

• Ser comprometido com o exercício da democracia;

• Orientar-se pelo pensamento complexo e interdisciplinar, favorecendo seu desempenho no contexto da diversidade presente em sala de aula;

• Ampliar sua percepção sobre as interfaces entre filosofia, comunicação e educação;

• Ser capacitado também para dialogar de maneira consciente com as atuais tecnologias de comunicação, fortemente presentes no cotidiano dos alunos.

 

Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Filosofia Licenciatura

 

Fotografia

Perfil do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia oferece formação humanista, com visão reflexiva e crítica da condição humana, considerando o ambiente comunicacional como ferramenta integradora de aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, reflexão ética e filosófica a respeito da conduta do homem, e postura consciente de posicionamentos ético-políticos diante das práticas sociais e profissionais da comunicação, valorizando conquistas de cidadania, democracia, pluralismo de ideias e opiniões, direitos humanos, justiça social, e desenvolvimento sustentável, além da diversidade da cultura brasileira.

Esta formação é fundamental para a prática das atribuições profissionais da área de produção de imagens no exercício das funções de criação, direção, produção e edição de produtos fotográficos. Para o curso Superior de Tecnologia em Fotografia da FAPCOM é importante a valorização da educação como fator de formação integrada do cidadão, enfatizando a relação entre ética e competência profissional.

Além disso, o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia promove a diversidade artística e cultural brasileira e suas raízes, investiga a história e a realidade em busca de informação, mas também inventa estórias, novas formas de entretenimento e de engajamento político em suas produções. Objetiva-se no curso, portanto, incentivar a experimentar novas propostas de produção a partir do conhecimento de linguagens e uso de novas tecnologias.

Objetivos Gerais

Tradicionalmente profissionais da área de fotografia brasileiros buscavam sua formação por meio de cursos livres, graduações no exterior, estágios em estúdios, assistência a fotógrafos ou ainda por meio do autodidatismo. Isso pode representar, em muitos casos, um processo de defasagem no qual o técnico pode ser formado antes do artista (ou vice versa) sem uma capacidade produtiva apropriada. Também pode representar, para os estúdios e empresas contratantes, uma perda de produtividade pela necessidade de formação interna e processos de sincronização de novos funcionários.

Perfil do Egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• Habilidades – Dominar linguagens, códigos, sentidos e representações, e desenvolver projetos adequados às mais diversas necessidades comunicacionais e públicos.

• Atitudes – Enfrentar situações-problema, sabendo agir de maneira criativa e inovadora, e ter espírito proativo e empreendedor.

• Conhecimentos genéricos e flexíveis – compreender fenômenos interdisciplinares, refletir, dialogar e argumentar considerando sempre critérios e implicações éticas e humanistas sobre os seus próprios atos e os de terceiros.


Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Fotografia

 

Multimídia

Perfil do Curso

No Curso Superior Tecnológico de Produção Multimídia, as atividades de ensino objetivam conteúdos, técnicas e conhecimento integrado da Comunicação, Filosofia e Tecnologia por meio de uma metodologia ativa, identificando situações-problema. Ou seja, esta concepção estimula a crítica e a reflexão no processo de ensino e de aprendizagem, no qual o professor e o aluno participam ativamente do processo em situações que promovam a aproximação crítica do aluno com a realidade. A utilização das novas tecnologias no âmbito acadêmico é realizada de forma gradual e processual, sempre acompanhando de forma bem próxima os paradigmas educacionais, sobretudo, refletindo sobre sua adequação à realidade.

Esta formação é fundamental para a prática das atribuições profissionais da área de produção de imagens no exercício das funções de criação, direção, produção e edição de conteúdos multimidiáticos. Para o curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia da FAPCOM é importante a valorização da educação como fator de formação integrada do cidadão, enfatizando a relação entre ética e competência profissional.

Além disso, o Curso Superior Tecnológico de Produção Multimídia promove a diversidade artística e cultural brasileira e suas raízes, investiga a história e a realidade em busca de informação, mas também inventa estórias, novas formas de entretenimento e de engajamento político em suas produções. Objetiva-se no curso, portanto, incentivar a experimentar novas propostas de produção a partir do conhecimento de linguagens e uso de novas tecnologias.

Objetivos Gerais

O Curso Superior Tecnológico de Produção Multimídia tem como objetivo oferecer o domínio de múltiplas linguagens e tecnologias, o diálogo interdisciplinar e a própria convergência das mídias se revelam essenciais na dinâmica da cultura contemporânea, alterando significativamente nossas percepções e relações com o mundo sensível, nossas formas de comunicação e expressão.

Perfil do Egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia no âmbito da capacidade devemos levar em consideração as variáveis ambientais e técnicas que por sua vez são influenciadas pelo fazer específico da formação nos aspectos mundiais, nacionais e regionais.

Nesse sentido, o futuro profissional formado no CST em Produção Multimídia poderá exercer atividade profissional em qualquer função necessária nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção em multimídia, nos diversos segmentos de empresas e indústrias e para as mais diversas finalidades, inclusive artísticas e culturais, entre outras.


Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Multimídia

 

Audiovisual

Perfil do Curso

O CST em Produção Audiovisual da FAPCOM insere-se dentro do eixo tecnológico “Produção Cultural e Design” ao entender a produção audiovisual como um processo e um produto cultural amplo e complexo, que se relaciona, portanto, com códigos, linguagens e a produção de sentido manifestos sob diferentes formas da imagem e do som em movimento. Assim, exige de seu aluno e futuro profissional conhecimento teórico, referências, conceitos e atitude criativa e inovadora balizados por critérios humanistas. Exige também um perfil versátil, capaz de potencializar as características intrínsecas e as formas expressivas do audiovisual a favor das demandas do mercado e das necessidades do projeto e de seu público.

O PPC busca a inserção dentro das especificidades de um CST em Produção Audiovisual ao formar profissionais aptos a trabalhar em diversas empresas, segmentos e setores da indústria audiovisual e que possuam olhar crítico e capacidade técnica para as diferentes etapas deste processo, desde a pré até a pós-produção audiovisual. Além disso, a FAPCOM possui infraestrutura completa com ampla, diversa e atualizada biblioteca temática; estúdios de produção de áudio e vídeo completos e devidamente equipados; estúdios e laboratórios de fotografia; laboratórios de informática e; laboratórios adequados à captação, edição e finalização de sons e imagens com licença para uso de softwares livres e proprietários referências no mercado.

Objetivos Gerais

O CST em Produção Audiovisual da FAPCOM tem por objetivo geral capacitar o aluno a atuar profissionalmente no mercado audiovisual sempre de maneira ética, técnica, humanista, criativa, inovadora e responsável. Tal atuação deve ainda se pautar às especificidades e potencialidades dos diversos gêneros, mídias e segmentos nos quais a produção audiovisual se faz presente, assim como à interdisciplinaridade e versatilidade, que as constantes transformações da sociedade e deste mercado exigem – ampliando sua inserção profissional em âmbito local, regional e nacional.

Perfil do Egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual promove as seguintes competências e habilidades para o Perfil do Egresso:

• O perfil do egresso deve concretizar a proposta do PPC a partir de diretrizes que levam em consideração a situação do aluno, a formação específica da área, a demanda do mercado e o perfil institucional, imprimindo assim a identidade e o diferencial do egresso FAPCOM.

• Ao se tratar a temática do “perfil do egresso”, normalmente falamos em competências e habilidades. Para dar andamento ao processo de concepção destes atributos do egresso, entendemos que as “competências” capitaneiam as características do egresso no sentido de sua efetivação, buscando a integração entre instâncias particulares – habilidades, sociais – atitudes diante do mercado e formativas – conhecimento técnico especializado.

• Ao propor o desenvolvimento de competências levamos em consideração à demanda contingencial que os Curso Superiores de Tecnologia buscam atender, oferecer ao mercado em menos tempo, um profissional qualificado e preparado para as constantes atualizações das expertises e dos valores sociais (economia, cultura, política e etc). Norteados por essa intenção, refletimos sobre os atributos (características) futuros desejados a este egresso, a relevância dos critérios formativos estabelecidos pela IES, a relação com as atividades pedagógicas, a realidade do mercado no âmbito global e regional e os atributos complexos, flexíveis, da esfera intelectual. A intenção aqui é contribuir de forma plena para a profissionalização deste egresso, possibilitando sua integração com o ambiente de mercado de forma que o futuro profissional tenha competências e habilidades técnicas, éticas e empreendedoras para atuar de maneira autônoma no cenário social.

 

Clique aqui para baixar a matriz curricular do curso de Audiovisual