Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA GERAIS DA FAPCOM

Linha 1: Comunicação: sociedade, educação e cultura

A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 1” o estudo que contempla a relação da Comunicação com a Cultura, a Sociedade e a Educação, tendo presente que essas três dimensões da vida humana são fundamentais para a construção da sociedade e para a formação do homem contemporâneo:
1. A cultura (como a “ambiência” formada pelo homem e influenciado por ela);
2. A sociedade (como o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que integram entre si, constituindo uma comunidade) e
3. A educação (que envolve os processos de ensinar e de aprender). O núcleo das práticas investigativas da FAPCOM se propõe investigar a Comunicação e a sua interconexão com a Cultura, a Sociedade e a Educação, na construção da visão sobre o mundo.

Linha 2: Comunicação: tecnologias, ambiente digital e mídias

A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 2” a relação da Comunicação com as Tecnologias, considerando que na contemporaneidade a vida humana é condicionada pelas Mídias e pelo Ambiente Digital.
1. As tecnologias (como dimensão que envolve o conhecimento técnico, científico, modos produtivos e as ferramentas de comunicação);
2. As Mídias (como instrumentos de transmissão de informação por meios impressos, eletrônicos e digitais).
3. O Ambiente Digital (como o novo espaço das redes de relações humanas, proporcionado pelas tecnologias digitais). O núcleo das práticas investigativas da FAPCOM objetiva investigar criticamente a Comunicação e a sua interconexão com as Tecnologias, o Ambiente Digital e as Mídias a partir dos ferramentais oferecidos pelas ciências.

Linha 3: Comunicação: filosofia, ética e religião

A FAPCOM estabelece para a “linha de investigação 3” a relação da Comunicação com a Filosofia, a Ética e a Religião, três elementos fundamentais na formação de valores que defendem a vida em todas as suas manifestações.
1. A Filosofia (como estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente, à lógica e à linguagem);
2. A Ética (como área dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais para o comportamento humano) e
3. A Religião (como o conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelecem os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais). O núcleo das práticas investigativas da FAPCOM se propõe investigar a Comunicação e a sua interconexão com a Filosofia, a Ética e a Religião. Esta linha orientará as investigações para os conteúdos das mídias impressas, eletrônicas e digitais e sua influência na formação de valores, do senso crítico e do compromisso social e ecológico do homem contemporâneo.


 LINHAS DE PESQUISA ESPECÍFICAS POR CURSO

 

JORNALISMO

Linha específica de JO 1Jornalismo em Ambientes digitais

Estudos sobre produção e gestão de conteúdo em ambientes digitais interativos nos quais o Jornalismo está inserido, tendo como foco de investigação as novas mídias e tecnologias digitais interativas nos mais variados formatos como vídeo, som, imagem – estática ou em movimento -, conteúdo multi e transmidiático, produções específicas para aplicativos móveis e mídias sociais. As investigações privilegiarão a articulação entre teoria e a práxis onde o jornalismo é protagonista, tendo abertura para estudos exploratórios, tanto qualitativos como quantitativos, buscando contribuir sensivelmente para questões sociais e mercadológicas, aos quais o Jornalismo tem a missão de atuar e corroborar a compreensão e a análise do complexo mundo em rede que vivemos.

Linha específica de JO 2Processos, Políticas Editoriais e Narrativas Jornalísticas

Estudos relacionados a produtos jornalísticos, tanto no que concerne às políticas editoriais das empresas, quanto às rotinas, aos processos produtivos, às narrativas jornalísticas (considerando estudo de relatos, elaboração de perfil e a fronteira entre o jornalismo e a literatura) e ao jornalismo como ferramenta social (seu uso por parte de movimentos organizados e dentro da cultura das mídias). Os estudos podem compreender formatos, linguagens, design, economias, a perspectiva dos valores da cidadania, ética e interesse público, empreendedorismo e modelos de gestão no mercado jornalístico e políticas internas em diferentes plataformas, tanto no âmbito das organizações midiáticas como no de experiências alternativas de produção, circulação e recepção de notícias.

Linha específica de JO 3Assessoria de Imprensa e Comunicação Organizacional

Estudo das práticas jornalísticas na cultura organizacional e assessoria no setor público, privado e não-governamental, considerando os modelos de comunicação administrativa, interna, institucional e mercadológica. Elaboração de planos, políticas e estratégias de gestão da comunicação integrada.

 


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Linha específica de PP 1: Estratégias de marketing promocional, digital e análise de comportamento de compra e consumo

Estudo dos processos e estratégias de comunicação publicitária e mercadológica nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Análise e reflexões sobre as Estratégias de Marketing com aprofundamento nas práticas de consumo que envolvam ações promocionais e digitais na comunicação mercadológica que estejam alinhadas com o comportamento do consumidor contemporâneo.

Linha específica de PP 2: Estratégias de marketing contemporâneo e estudos da comunicação

Estudos relacionados os temas contemporâneos, nas vertentes comunicação integrada, marketing esportivo, marketing verde, marketing social, marketing institucional e áreas de serviços e varejo. Os desdobramentos com ações massivas e/ou digitais. Análises e pesquisas da comunicação com as interfaces entre propaganda e semiótica, ciências sociais e ética, quer seja em campanhas já realizadas, quer seja em processos existentes e passíveis de renovação.

Linha específica de PP 3: Publicidade e artes: construção de marca, criação, mídia e evolução histórica

Estudos das esferas de gestão de marca (branding); produção e processos da criação publicitária, análises das diferentes linguagens e estéticas; fundamentos e planejamento de mídia; além de aspectos da trajetória histórica da publicidade e propaganda.

Linha específica de PP 4: Comunicação mercadológica: estudos éticos, sociais e filosóficos

Estudos e produção teórica inter e transdisciplinar das interfaces sociais e das práticas de comunicação mercadológica entre organizações e seus stakeholders por meio da análise de correntes teóricas da comunicação. Correlação e investigação de sua estrutura lógica e implicações entre os fundamentos teóricos e as estruturas éticas, sociais e filosóficas. Epistemologia, teorias e metodologia da comunicação e do marketing.

 


RÁDIO, TV E INTERNET

Linha específica de RTVI 1: Práticas investigativas em produção de ficção em áudio e audiovisual

Estudo das narrativas e linguagens sonoras e audiovisuais. Gêneros e formatos ficcionais para Rádio, TV, Internet e novas mídias. Estudo da viabilidade técnica e comercial. Produção experimental de novos gêneros e formatos ficcionais para a veiculação em emissoras de Rádio, canais de TV e portais de internet.

Linha específica de RTVI 2: Práticas investigativas em roteiro e planejamento de produção em rádio, TV e internet

Estudo e desenvolvimento dos diferentes tipos de roteiro. Planejamento de produção de programas para rádio, televisão e internet. Desenvolvimento de novas linguagens e formatos. Estudo e produção dos programas para a veiculação em canais de TV, emissoras de rádio e portais de internet.

Linha específica de RTVI 3: Práticas investigativas em planejamento e produção documentários e formatos similares

Estudo e desenvolvimento de documentários e narrativas sonoras e audiovisuais de fatos do cotidiano, acontecimentos passados, presentes ou tendências para o futuro. Práticas de investigação e produção de narrativas documentais. Estudo da inter-relação entre documentários e outros gêneros. Roteiro e planejamento de produção para documentários e produções similares.

Linha específica de RTVI 4: Produção audiovisual interativa, transmídia e para internet

Estudo de linguagem, gêneros e formatos de produtos sonoros, audiovisuais e de internet que explorem e investiguem as características da interatividade, da transmídia e do potencial comunicacional da internet. Produção experimental de áudio ou audiovisual para Internet e novas mídias.

 


RELAÇÕES PÚBLICAS

Linha específica de RP 1: Relações Públicas: planejamento da comunicação organizacional integrada

Dialoga diretamente com o “Planejamento da Comunicação Organizacional Integrada”, que orienta o conjunto das atividades de Relações Públicas, indicando como aspecto central o conceito de comunicação integrada, fundamental para a história, as teorias e as práticas acadêmicas na área.

Linha específica de RP 2: Relações Públicas: políticas e estratégias

As relações públicas como atividade acadêmica e profissional, no Brasil, têm relevante atuação na construção de arcabouço conceitual e de práticas profissionais voltadas para a reflexão acerca das relações políticas e das estratégias adotadas pelos diferentes segmentos organizacionais. A linha busca refletir e produzir conhecimento tendo como parâmetros tanto as atividades desenvolvidas quanto as reflexões significativas produzidas como parte das atividades de Relações Públicas no Brasil.

Linha específica de RP 3: Relações Públicas: história e teorias

Como profissão, Relações Públicas tem presença no país há 100 anos. Como atividade acadêmica, há 60 anos. Esta linha propõe refletir sobre a construção do campo de estudos e sua relação com as práticas profissionais do mundo do trabalho.

Linha específica de RP 4: Relações Públicas: interfaces com primeiro, segundo e terceiro setores

É tradição na área de Relações Públicas estabelecer distinção entre os segmentos organizacionais que atuam na sociedade – esferas governamentais, que conformam o setor público; setor privado, do qual fazem parte empresas que visam lucro e organizações não governamentais, orientadas para aspectos da vida social e política e acesso à cidadania. A linha acolhe reflexões acerca das relações que se estabelecem com os públicos que se relacionam com organizações desses setores.

  


FILOSOFIA

Linha específica de FIL 1: Linguagem, Ciência e Tecnologias

As articulações entre a filosofia e a ciência, entendidas como um modo de construção da realidade para o qual concorrem diversos aspectos racionais, sociais, culturais e estéticos. As relações entre a linguagem, a racionalidade, o discurso científico e os valores epistemológicos e éticos aplicados ao conhecimento e às tecnologias produzidas, além de seus impactos na sociedade e meio ambiente.

Linha específica de FIL 2: Ética, Política e Sociedade

Estudo das concepções éticas a partir dos sistemas filosóficos clássicos e contemporâneos e suas interconexões com a cultura, a política e a sociedade. O saber ético e a ética como ciência na Antiguidade Ocidental. Perspectivas críticas acerca da formulação ética da modernidade e a crise de paradigma do sujeito. As tendências éticas contemporâneas e suas relações com o espaço público e a Comunicação Social.

Linha específica de FIL 3: Metafísica, Religião e Antropologia

Sabedoria e filosofia na experiência humana. A metáfora de corpo e alma nos diferentes paradigmas culturais. O modelo de homem socrático. Ser e transcendência na origem e destino da filosofia. Fé, razão e existência. Mundo virtual e questão ontológica: o humano diante da memória e do futuro.

Linha específica de FIL 4: Estética, Cultura e Comunicação

Estudo crítico das concepções estéticas e da arte como manifestação na História e na Cultura. O belo como objeto de reflexão filosófica e a experiência estética em suas interconexões com a Comunicação e as Tecnologias. A arte entendida como linguagem e como saber a partir da construção e desconstrução de sentido.

Linha específica de FIL 5:: Epistemologia da Comunicação

A área de comunicação tem se constituído como um campo de saber influenciado por outras ciências como a antropologia, matemática, sociologia etc. A linha de pesquisa epistemologia da comunicação propõem-se a investigar a comunicação por ela mesma. A primeira pergunta que orienta as pesquisas é sobre o que é a comunicação e qual o melhor método para investigá-la. A linha de pesquisa possui como enfoque o diálogo entre os teóricos da comunicação e a tradição filosófica, constituindo reflexão crítica sobre o fenômeno comunicacional.

Linha específica de FIL 6: Ensino de Filosofia, Comunicação e Tecnologias

Fundamentos filosóficos da Educação e as concepções e práticas didático-metodológicas para o Ensino de Filosofia. Ensino de Ciências humanas na Educação escolar e não escolar a partir de abordagens críticas e suas interfaces com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

 


PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

Linha específica de MM 1: Economia digital, empreendedorismo Social e práticas de consumo on-line

Esta linha de pesquisa abarca a concepção de modelos de negócio e modelos de gestão a partir da internet e da cultura digital. Processos, portanto, em diálogo com a contemporaneidade, em que as relações humanas são fortemente marcadas e mediadas por tecnologias digitais. Dentro desse contexto, compreende também a idealização de iniciativas e soluções inovadoras para a promoção de mudanças a problemas sociais e ambientais prementes, com ou sem fins lucrativos. E a partir dessas práticas, abrange, ainda, o estudo e o fomento de hábitos e comportamentos do consumidor no ambiente online, os quais, ao mesmo tempo em que são atendidos, também demandam urgências de negócios da economia digital e do empreendedorismo social.

Linha específica de MM 2: Projetos artísticos, culturais e tecnologias na economia criativa

Estudo e projetos sobre cultura, urbanismo e práticas socioculturais. Políticas culturais no Brasil. Diversidade cultural como ativo para o desenvolvimento. Classificação dos setores criativos. A economia criativa como potencial para o desenvolvimento econômico. Produção artístico-cultural e outras expressões relacionadas às novas mídias, à indústria de conteúdos, ao design, e à arquitetura.

Linha específica de MM 3: Produção de narrativas transmídia, mobilidade e inteligência coletiva

Estudos e projetos que envolvam as tecnologias e as mídias digitais; desenvolvimento de aplicativos para os diversos dispositivos digitais móveis de comunicação como smartphones, tablets entre outros; projetos aderentes às mídias locativas, ambientes urbanos e projetos com geolocalização; narrativas multimidiáticas e transmidiáticas; propostas para atuação e interatividade em redes sociais, formação de grupos e comunidades virtuais, colaboração e produção coletiva de conteúdo.

 


FOTOGRAFIA

Linha 1: Fotografia:  poéticas visuais no cotidiano

Linha investigativa voltada para a produção artística fotográfica em suas interfaces com os campos da educação, antropologia, filosofia da imagem, imaginário e cognição. Inserem-se neste contexto o mapeamento de processos criativos relacionados aos trabalhos que propõem reflexões, deslocamentos e ressignificações dos espaços e das práticas cotidianas. O ato de fotografar como meio de produzir e compartilhar conhecimento.

Linha 2: Fotografia:  cadeias de produção e sustentabilidade

Linha investigativa que aborda as cadeias produtivas em torno da fotografia no âmbito da sustentabilidade. Inserem-se nessa abordagem os estudos sobre economia circular, novas tecnologias e processos criativos colaborativos, bem como as intervenções, práticas de curadoria e ocupações artísticas que geram desenvolvimento social.

Linha 3: Fotografia:  narrativas, memória e identidade

Linha investigativa que procura tratar das questões e das formas como a fotografia constitui-se enquanto potencializadora de narrativas. Inserem-se neste contexto a análise e produção de procedimentos fotográficos anteriores aos processos digitais, a fotografia enquanto pesquisa crítico-teórica e a produção de significados estéticos a partir da experimentação fotográfica.


PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Linha 1: Poéticas audiovisuais no cotidiano

Linha investigativa voltada para a produção artística audiovisual em suas interfaces com os campos da educação, antropologia, filosofia da imagem, imaginário e cognição. Inserem-se neste contexto o mapeamento de processos criativos relacionados aos trabalhos que propõem reflexões, deslocamentos e ressignificações dos espaços e das práticas cotidianas. O audiovisual como meio de produzir e compartilhar conhecimento.

Linha 2: Cadeias de produção e sustentabilidade

Linha investigativa que aborda as cadeias produtivas em torno do audiovisual no âmbito da sustentabilidade. Inserem-se nessa abordagem os estudos sobre economia circular, novas tecnologias e processos criativos colaborativos, bem como as intervenções, práticas de curadoria e ocupações artísticas que geram desenvolvimento social.

Linha 3: Narrativas, memória e identidade

Linha investigativa que aborda as questões referentes à memória e identidade por meio de narrativas audiovisuais, sejam elas obras de não ficção (vídeo documentários, vídeo instalações, manifestos em vídeo) ou obras de ficção. Inserem-se também neste contexto os estudos sobre a análise, produção e recepção de obras imersivas, interativas e/ou experimentais que utilizam o vídeo digital como suporte audiovisual.